A Prefeitura de Palmas buscando criar condições de dignidade aos catadores de lixo reciclável e melhorar a renda na categoria adquiriu a “Usina de Triagem de Recicláveis”. Segundo o prefeito de Palmas, Dr Kosmos, este era um compromisso do seu governo e que agora começou a se tornar realidade. “É um investimento para proporcionar a valorização do ser humano, criando oportunidades e assegurando a melhoria da qualidade de vida para nossa comunidade”, disse.


A Usina de Triagem de Recicláveis é fruto de um trabalho realizado no decorrer do ano. O projeto em parceria entre a Prefeitura Municipal, o Instituto das Águas, a Sanepar e o Provopar Estadual, visou capacitar um grupo de catadores de recicláveis quanto ao associativismo, a importância do trabalho em equipe, noções de segurança no trabalho e empreendedorismo. O grupo formado foi aquele que aceitou participar das reuniões ministradas por um técnico do Provopar Estadual.


Após este treinamento foi possível o questionamento quanto a intenção do grupo em formar uma associação de catadores no município, a partir disso, foi fundada a Associação dos Catadores de Palmas – PR, atualmente composta por 15 membros.
A Associação possui CNPJ próprio e mesa diretora formada por um presidente, um secretário e um tesoureiro, além de três conselheiros fiscais.


Conforme o prefeito Dr Kosmos a intenção no decorrer de 2019 é pôr em funcionamento tal Associação com a adesão de mais catadores, tirando-os das ruas e inserindo-os em um ambiente mais digno. “Estes trabalhadores irão ter um local apropriado para ganharem seu sustento. Ter uma vida digna e ganhar seu salário justo” comentou Dr Kosmos.


A prefeitura já recebeu equipamentos no valor de R$ 221.284,62, e agora vai entrar com a locação de um barracão para que seja montada toda a estrutura da usina. Também está prevista para o início deste ano a aquisição de um caminhão para coleta de materiais recicláveis, o qual também é fruto da constituição da Associação dos Catadores de Palmas-PR, do empenho do Prefeito Dr. Kosmos e da administração. Além disso, a Prefeitura se fará presente e prestará o apoio necessário para o bom funcionamento da Associação.