A fim de difundir a prestação de serviços realizada pela Prefeitura junto à população, o Procon Municipal de Palmas divulgou o balanço das atividades realizadas pelo órgão no ano de 2018.
Foram formalizados 2.376 atendimentos, todos registrados nos sistemas utilizados pelo órgão (DPC ou SINDEC).
O número de ocorrências, em relação ao ano de 2017, sofreu um aumento de aproximadamente 25%. Em relação aos anos anteriores, o aumento foi de mais de 100%.
A grande maioria das reclamações são resolvidas por meio dos canais preliminares (telefone, e-mail ou CIP), num prazo máximo de 10 (dez) dias contados do registro da reclamação. Quando não se é possível a resolução imediata, é instaurado processo administrativo, sendo designada audiência para nova tentativa de acordo.
Neste ano de 2018, foram instaurados 62 processos administrativos, com a realização de 68 audiências de conciliação.
O índice geral de demandas solucionadas alcança o percentual aproximado de 85%, incluindo-se as ocorrências resolvidas preliminarmente e também por meio de processo administrativo.
Para o coordenador do Procon, Thiago Argenta, esse resultado é motivado por vários fatores, dentre eles as campanhas de educação divulgadas frequentemente em jornais, rádio e redes sociais, bem como aos atendimentos descentralizados feitos em alguns bairros da cidade, no projeto “Palmas em Ação”, desenvolvido pela Prefeitura Municipal.
Argenta ainda ressaltou que além das atividades formalizadas, o Procon proporciona diariamente (pessoalmente, via telefone, e-mail e Facebook) assessoria técnica nos aspectos jurídico e procedimentos administrativos sobre as mais diversas questões envolvendo o direito do consumidor.