A Secretaria de Saúde do município, através do CAPS, NASF e Vigilância Sanitária, em parceria com o exército de Palmas foram para a rua fazer uma manhã de conscientização, realizando passeata, panfletagem, exames de glicemia capilar e aferição de pressão arterial.
As atividades são alusivas ao dia 29 de agosto, o qual comemora-se o dia nacional de combate ao tabaco, durante a ação que ocorreu na Praça Central da Cidade os profissionais de saúde, e as pessoas que são atendidos pelo CAPS de Palmas, realizaram orientações e dicas de combate ao Tabagismo à população palmense.
Os profissionais de saúde, também realizaram o cadastro de fumantes que desejam parar de fumar para integrar-se aos novos encontros do grupo "Deixando de fumar sem mistérios".
O Tabagismo é o maior causador de mortes evitáveis no mundo, segundo o portal do Ministério da Saúde, onde informa que todo ano mais de cinco milhões de pessoas morrem no mundo por causa do cigarro, informa a OMS.
A organização estima que cerca de um terço da população mundial, ou seja, dois milhões de pessoas sejam usuárias de tabaco. O Ministério da Saúde também avalia que o tabagismo está relacionado a mais de 50 doenças sendo responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença do coração, 85% das mortes por bronquite e enfisema, 25% das mortes por derrame cerebral.
Durante a ação nesta manhã, a Divisão de Vigilância em Saúde, também realizou panfletagem sobre a Dengue, pois a primavera está chegando, e com isso o calor se aproxima e com ele o mosquito que transmite a Dengue volta a aparecer.