Com o objetivo de promover lazer e cidadania às crianças por meio do esporte, a Prefeitura Municipal de Palmas, através do Departamento de Esportes, está desenvolvendo diversas ações que buscam resgatar a prática de modalidades que, até então não eram muito populares dentro do município.



Um dos projetos de resgate, que incentiva a prática de Handebol, está sendo desenvolvido pelo Departamento de Esportes através do estagiário do curso de Educação Física, Edson Rafael Bertotti. O acadêmico do oitavo período do IFPR - Campus Palmas, realizará um trabalho de conscientização que tem como meta despertar o interesse dos estudantes pela atividade.



Para o diretor de Esportes Vicente Favetti, “o foco é proporcionar às crianças e jovens mais uma oportunidade de mudar seu destino através do aprendizado e prática de um esporte diferente dos quais já disponibilizamos” explica Favetti.



O momento marca o início de um novo trabalho, com atletas que participarão da trigésima primeira edição dos Jogos da Juventude do Paraná – Fase Regional, que será realizado na cidade de Saudades do Iguaçu, nos dias 13 a 19 de julho. A competição servirá como vitrine para motivar novos atletas a praticar esta modalidade.



O esporte é uma ferramenta que propícia inúmeras oportunidades e contribui na formação dos futuros atletas. Ações que buscam o resgate das mais diversas atividades esportivas vem de encontro com o lema da administração que é “Palmas para todos”, por isso além dos atletas que treinam na categoria juvenil, também estão acontecendo treinamentos para as categorias de base. Com este propósito a Secretaria de Educação, Esporte e Cultura passa a trabalhar a iniciação do handebol com o intuito de expandir a modalidade no município.



Para a Secretária de Educação Joseana Nicolaou, “o melhor meio de trazer jovens e crianças para perto da escola é lhes dando uma oportunidade de trilhar novos caminhos, e nós educadores priorizamos sempre o Esporte, Lazer e Cultura”, finaliza Joseana.