A Secretaria de Saúde e Núcleo de Apoio a Família (NASF) de Palmas, no Sudoeste do Paraná, disponibilizaram profissionais de fisioterapia para participarem da capacitação “Programa Movimenta Paraná”, uma parceria do Crefito – 8 com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) realizado nesta quinta-feira (26), na cidade de Pato Branco.
No ato participaram quatro fisioterapeutas que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) Rubia da Cruz, Karen Derussi, Gelson Gonçalves e Jose Maria de Araujo. Segundo os profissionais de saúde “As palestras foram muito importantes, pois não havia capacitação específica para os fisioterapeutas”, ressaltou a Fisioterapeuta Rúbia da Cruz.
Já o profissional Gelson Gonçalves destacou “esperamos que a partir desta capacitação muitas novas oportunidades comecem a surgir, pois com essa parceria podemos colher muitos frutos”.
Karen Derussi ressaltou a importância de conscientizar a população e os demais profissionais envolvidos no cuidado da saúde, já que por ter a formação profissional pautada na fisiopatologia e cinesiomecanoterapia, o fisioterapeuta é apto a prescrever, o que pode impactar na vida do paciente caso o profissional não detenha informações precisas.
“Podemos orientar e evoluir a atividade física clinicamente adequada para paciente com uma ou mais doenças crônicas não transmissíveis (DCNT)”, finalizou o fisioterapeuta Jose Maria de Araujo.
Para o Secretário de Saúde, “essas capacitações são muito importantes, pois os profissionais precisam sempre estar na busca do conhecimento para melhor atender nossa população” declarou Marcelo Zwicker.
O Programa:
O Programa Movimenta Paraná, foi lançado em meados de 2014 e apresenta o fisioterapeuta como protagonista na promoção da saúde, visando garantir o respeito às prerrogativas da Fisioterapia: fortalecer a identidade, a autonomia, a inserção e a valorização profissional.
Com o tema “Atuação fisioterapêutica frente as DCNT” com enfoque principal no enfrentamento da hipertensão arterial sistêmica, obesidade, diabetes e sedentarismo apresenta o fisioterapeuta como atuante em todos os níveis de atenção a saúde, ou seja, na prevenção, promoção, educação, tratamento e recuperação funcional.