As Conferências de Saúde tem os princÃpios básicos em discutir e debater o setor de saúde envolvendo autoridades do setor, membros da sociedade civil e a população. E foi o que ocorreu em Palmas na tarde de quinta-feira (15), no Clube União Recreativo Palmense onde aconteceu a VIII Conferência Municipal de Saúde, com o tema “SUS Integralidade, Controle e Financiamento da Saúde”.
Antes da abertura, o Padre Nelso Marostica junto com todos os presentes fizeram uma oração pedindo a proteção divina, e para que os trabalhos durante o perÃodo da tarde fossem proveitosos.
O diretor do departamento de Saúde, Aldmar Osternack Pedroso, ao fazer uso da palavra fez a abertura do evento, e destacou que foram realizadas 11 pré-conferências nos bairros, assentamentos e área indÃgena com uma participação efetiva dos organizadores e da comunidade. “Nesses encontros foram elencadas todas as propostas para melhorar o setor de saúde do municÃpio. Ao todo foram escolhidas 122 propostas para apreciação durante a conferência. E posteriormente serão encaminhadas para esfera estadual e federal definindo posteriormente os investimentos para os próximos dois anos, incluindo uma melhor prestação de serviço do Sistema Único de Saúde (SUS)”, enfatizou o diretor.
E representando o chefe da 7ª Regional de Saúde Carlos Volpato, Carla Archetti Belmonte referiu-se que as conferências municipais de saúde tem o objetivo de discutir a situação de saúde e que a população, o gestor público, usuários, prestadores e lideranças avaliem e proponham mudanças no rumo da saúde para melhorar as condições para a população. “As conferências vem acontecendo há certo tempo e foi um marco em relação ao controle social, com essa participação da população tendo voz ativa e controlando o gestor, acompanhando o que vem sendo feito, isso é um avanço, uma construção do (SUS), com esse controle vamos conseguir avanços na área da saúde”, ressaltou Carla, e também lembrou que a Conferência Estadual ocorrerá de 17 a 19 de outubro.
Ao comentar sobre os problemas que os municÃpios da região sudoeste do Paraná enfrentam na área de saúde, Carla, disse que são muito parecidos. “Observamos que a saúde vem avançando, mas em todos os municÃpios ainda a dificuldades, uns conseguiram avançar, outros não, mas deve continuar havendo uma construção do setor”.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dr. Célio S. Ribas, explicou que a Conferência de Saúde é um evento realizado a cada quatro anos, seguindo o que determina a Constituição Federal. “É um momento em que as pessoas podem participar e opinar para tudo aquilo que for necessário para ter uma saúde de qualidade. Esse encontro foi extremamente positivo com uma excelente participação das autoridades e da população”, enfatizou.
Também estiveram fazendo parte do debate, o Vice-prefeito Dr. Gilberto Almeida, representante do Ministério Público, Marcio Soares Berclaz, e lideranças.
Conferências
As Conferências de Saúde são espaços democráticos de construção da polÃtica de Saúde. Mais que um instrumento legal de participação popular, a Conferência significa o compromisso do gestor público com as mudanças no sistema de saúde e tem por objetivo: avaliar e propor diretrizes da polÃtica para o setor de saúde; discutir temas especÃficos para propor novas diretrizes da polÃtica de saúde e escolher delegados para as conferências estaduais e nacionais.