A Escola Municipal Tia Dalva preparou uma série de homenagens em comemoração aos 139 anos de emancipação de Palmas, no Sudoeste do Paraná. As atividades, concentradas de 09 a 13 de abril, incluíram conteúdos das apostilas sobre o momento, abordando aspectos históricos, culturais e sociais.


Clique AQUI para ver mais fotos das atividades

Os  estudantes atenderam ao chamado e participaram de maneira significativa, no resgate da história do município. A intenção, segundo professores e direção da unidade de ensuino, era conseguir transmitir de uma forma simples e dinâmica, conteúdos que ajudam na formação de cidadãos conscientes sobre o lugar onde residem.

A programação da semana do município envolveu estudantes da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental I. De acordo com a diretora, Gracieli Regina Venâncio, eles participaram da confecção de maquetes e produção textual.


"Juntamente com a equipe pedagógica, as atividades realizadas foram encantadoras e feitas com muita dedicação, mostrando a competência dos professores e o potencial dos alunos, que são o futuro da nossa cidade”, disse.

Graciele adiantou que o resultado deixou a todos muito contentes, principalmente com o empenho das crianças. “Cada turma contribuiu para uma exposição, promovendo a interação e a troca de experiências", disse.


As atividades utilizaram os símbolos históricos de Palmas, como a nossa bandeira. Realizados até mesmo um itinerário pelos bairros e pontos turísticos da cidade”, concluiu. Num destes percursos, lembra a diretora, os estudantes tiveram oportunidade de se encontrar com o ex-maratonista e medalhista olímpico, Vanderlei Cordeiro de Lima, no Estádio Municipal de Palmas.

Porque história?
Ao final da programação, alguns professores da escola relataram porque se deve trabalhar a história do município. “Porque desde pequenos eles devem ter conhecimento da nossa cidade, para formarmos cidadãos que serão o nosso futuro, pois todos somos responsáveis pela nossa história”, explica a professora Viviane Scheneider.

Para Nilton Ribas de Lima, os professores têm o papel de apresentar aos alunos o desenvolvimento da cidade. Todos eles demonstraram, em seus relatos, muito respeito pela história de Palmas e acreditam que o conhecimento sobre onde se mora gera uma compreensão maior dos espaços e faz com que os alunos tenham mais zelo pela cidade, pois se preocupam com as gerações futuras.

A pedagoga  Edilamar Cazella Maciel comemorou o sucesso dos trabalhos realizados. “Mais um ano que nossa atividade é concluída com êxito aqui na Escola Municipal Tia Dalva. Assim como já viemos de uma linda e longa trajetória, as ações referentes às datas comemorativas são expostas e concluídas com processos desenvolvidos com amor, dedicação e competência dos nossos professores”.

Trechos das produções dos alunos

“Nossa cidade foi formada
Por gente bela e guerreira,
Foram os índios os primeiros moradores
Dessa terra pioneira…”
(alunos: Tatiele e Vanessa)

“Palmas está localizada
No Sul do Estado
Quem nasce nessa terra
De Palmense é chamado…”
(alunos: Ryan e Tainara)

“Com rebanho de gado
Fazendeiros fizeram a ocupação,
Tendo uma pastagem abundante
Capetinga, barba de bode e capim- limão…”
(alunos: Edina e Erick)

“O hino também faz parte
Do símbolo Municipal
Ele conta nossa história
De forma rica e cultural…”
(alunos: Natália e Pietra)