A Secretaria de Educação promoveu, no último final de semana, mais uma etapa da Formação Continuada para professores da rede pública municipal de Palmas, no Sudoeste do Paraná. Durante o curso, foram ministradas aulas para garantir um melhor desempenho, em sala de aula, das novas ferramentas e metodologia implantadas desde o início do ano letivo.

"A intenção é possibilitar a melhor qualificação dos professores, garantindo assim uma melhor formação dos nossos alunos", destacou a secretária de Educação, Professora Joseana Nicolaou. Esta é a segunda etapa da Formação Continuada dos professores em 2018, a primeira ocorreu no início de fevereiro, no Centro de Cultura Dom Agostinho José Sartori.

A capacitação, na tarde de quinta-feira (15) no Centro de Cultura, foi coordenada por Cristiano Sieves, da Playmove, empresa produtora do Playtable. A mesa digital, que está sendo introduzida este ano na rede, contém um aplicativo com jogos que ajudam no aprendizado e na integração dos estudantes. "Enquanto eles brincam, vão aprendendo de forma leve e descontraída", disse.

Sieves fez questão de esclarecer que as tecnologias, como a Playtable, tem sido usada, cada vez mais como ferramenta de transformação e de integração. "Justamente para quebrar essa teoria de que computadores, tablets, smartphones, videogames e outros equipamentos, isolam as pessoas", ressaltou.

FTD Digital
Na sexta-feira (16), a capacitação aconteceu no laboratório de informática do Instituto Federal do Paraná (IFPR Campus Palmas). No local, os professores foram divididos por turmas, de modo a facilitar a compreensão sobre o uso do programa desenvolvido pelo FTD.

Os professores foram separados para receber o treinamento no período da manhã e tarde (cada turma com 40 integrantes), para otimizar o uso dos equipamentos do laboratório de informática. A palestrante Lucineia Castro ressaltou que, em média, são necessárias 1h30 para que cada professor conheça o novo sistema de ensino.

A FTD Digital disponibiliza recursos que auxiliam o professor de forma rápida e eficiente na seleção, produção e edição de orientações, lembretes e conteúdos para serem utilizados em suas aulas. "É bom destacar que, hoje em dia, praticamente tudo é feito em formato digital e isto amplia a utilidade e facilidade de uso das ferramentas", disse Lucineia.

De acordo com ela, num prazo de 15 dias, cada escola da rede pública municipal de Palmas irá receber uma senha. "Esta chave de acesso ao sistema será repassada aos diretores de cada unidade", disse.

"Muito proveitoso"
Os professores aprovaram a etapa da Formação Continuada. Sônia Padilha, que atua em uma escola de Campo, ressaltou que é muito importante este tipo de formação. "Com certeza vamos conseguir abrir novos caminhos para alcançar nossos objetivos e garantir que o aprendizado será transmitido em ótima qualidade para nossos alunos”, disse.

A capacitação também contemplou os professores de Educação Física, recebidos na Escola Municipal Oscar Rocker. O treinamento, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), buscou atualizar os educadores sobre jogos de forma geral e também sobre psicomotricidade, que é a integração das funções motoras e psíquicas, em consequência da maturidade do sistema nervoso.

Já o professor de educação física, Victor Hugo Coimbra, que participou do treinamento na Escola Oscar Rocker, ressaltou a excelência da iniciativa. “Foi uma ótima oportunidade para conhecer novas técnicas e formas de adaptar recreação com atividade física”, completou.

Galeria de imagens