As matrículas para as oficinas da Escola Pública Nascer para Arte de Palmas, no Sudoeste do Paraná, começam na próxima segunda-feira (05). Em 2018, a instituição será gerida pela Secretaria de Educação e vai priorizar a inclusão dos estudantes da rede pública municipal de ensino (ver cronograma abaixo). A comunidade em geral continuará tendo acesso às aulas de arte e música.
A Escola Pública Nascer para Arte completa no próximo dia 26 de abril, 11 anos de fundação. "A intenção, da Secretaria de Educação, é dar oportunidade de cultura e arte para todos os estudantes que tenham desejo de frequentar uma oficina para aprender mais, mas enfrentam dificuldades por estarem longe da instituição", informa a professora Rosângela Stahlschmidt .
"Com isto, a secretária de Educação, Professora Joseana Nicolaou, acredita que possamos valorizar e dar possibilidade às crianças se tornarem artistas", reforçou Rosângela, em entrevista ao Prefeitura em Ação desta quinta-feira (1º de março). Ao ser transformada em escola de educação básica, todas as despesas da instituição serão assumidas pela Secretaria de Educação.
"Não será mais necessário realizar, por exemplo, rifas ou festas juninas com intuito de arrecadar recursos", informou a professora. Que completou: "Claro que a festa junina vai continuar. As mudanças que estão ocorrendo atendem um desejo das crianças que tem vontade de participar destes eventos e não dispõe de condições de comprar uma roupa característica".
Deslocamento
Outra mudança prevista para este ano será o transporte para que todos os estudantes possam participar, mesmo aqueles dos bairros mais distantes ou da área rural. "Este serviço vai contemplar aqueles estudantes da área rural ou de bairros distantes, que não tem condições de se deslocarem até o centro para participar das oficinas", reforçou a diretora do Departamento de Cultura, Luíza Mara Motta Santos.
"A Escola de Artes tem uma grande despesa, principalmente com manutenção de equipamentos e instrumentos, professores... e a secretária Professora Joseana da está chamando para a Educação esta despesa", destacou Luíza Mara. De acordo com ela, a mudança em nada vai alterar a rotina de quem frequenta as aulas, apenas terão que se ajustar a um novo horário.
"A Escola de Artes vai continuar acessível a toda população - estudantes das escolas particulares ou estaduais, adultos e comunidade em geral. Tudo vai continuar funcionando dentro desta estrutura já existente. Apenas os horários especiais serão direcionados primeiro para os estudantes da rede pública municipal de ensino", informou.
Atividade complementar
A professora Rosângela destacou ainda que, como escola da educação básica, a Escola de Artes vai funcionar como atividades complementares. "Então, os estudantes terão no seu histórico escolar as horas que cursaram violão, bateria, dança, artesanato ou outra forma de manifestação artística oferecida na instituição", concluiu.
Para fazer a matrícula, os pais ou responsáveis deverão ir até a Escola Pública Nascer para Arte, dentro do cronograma abaixo, levando CPF e RG, declaração de matrícula e comprovante de residência (preferencialmente um talão de luz atual). É necessário também apresentar a certidão ou RG do estudante da rede pública municipal.
Cronograma de matrículas
Segunda-feira
Das 8h às 11h
Escolas municipais Dom Bosco e Vila Rural e comunidade
Cursos: Laboratório de rádio, guitarra, artes visuais, violão, técnica vocal, bateria, teatro e dança
Vagas: 60
Das 13h15 às 16h15
Escolas municipais Dom Bosco e Vila Rural e comunidade
Cursos: Flauta doce, artes visuais, violão, técnica vocal, bateria, teatro e dança
Vagas: 70
Terça e quinta-feira
Das 8h às 11h
Escolas municipais São Sebastião, Tia Dalva, Senhoria Miranda Mendes e Oscar Rocker
Cursos: Flauta doce, laboratório de rádio, guitarra, artes visuais, violão, acordeon, bateria, teatro e dança (02)
Vagas: 100
Das 13h15 às 16h15
Escolas municipais São Sebastião, Tia Dalva, Senhoria Miranda Mendes e Oscar Rocker
Cursos: Flauta doce, artes visuais, guitarra, violão, acordeon, dança, bateria e teatro
Vagas: 80
Quarta e sexta-feira
Das 8h às 11h
Escolas municipais Pequena Águia, Terezinha Marins Petres, Nossa Senhora de Fátima e Nerasi Menin Calza
Cursos: Flauta doce, laboratório de rádio, artes visuais, coral, violão, acordeon, bateria, danças urbanas e iniciação ao balé
Vagas: 90
Das 13h15 às 16h15
Escolas municipais Pequena Águia, Terezinha Marins Petres, Nossa Senhora de Fátima e Nerasi Menin Calza
Cursos: Artes visuais, coral, violão, acordeon, danças urbanas, bateria, teatro e guitarra
Vagas: 80
Horário intermediário
Das 16h30 às 18h30
Flauta doce: 10 vagas
Artes visuais: 20 vagas
Contrabaixo: 10 vagas
Guitarra: 10 vagas
Coral: 20 vagas
Violão: 30 vagas
Técnica vocal: 20 vagas
Acordeon: 15 vagas
Teatro: 20 vagas
Jazz: 20 vagas
Danças Urbanas: 20 vagas
Total de vagas: 195
Horário noturno - Comunidade acima de 16 anos
Das 19h30 às 22h30
Contrabaixo: 15 vagas
Guitarra: 10 vagas
Coral: 20 vagas
Violão: 30 vagas
Técnica vocal: 20 vagas
Acordeon: 20 vagas
Teatro: 20 vagas
Danças: 30 vagas
Total de vagas: 165