A rede pública municipal de ensino de Palmas, no Sudoeste do Paraná, terá uma nova metodologia a partir do início do ano letivo de 2018, previsto para o dia 07 de fevereiro (quarta-feira). O novo modelo, desenvolvido pela FTD Educação através do SIM (Sistema de Ensino), vai melhorar a formação e o aprendizado dos estudantes.

Durante o ano letivo, os estudantes irão aprender com materiais didáticos atualizados e com mais recursos tecnológicos. “A partir deste ano eles terão um livro para cada matéria, o que vai facilitar o processo de aprendizagem, além de auxiliar no trabalho do professor, que terá mais recursos para ensinar as crianças”, ressaltou a Secretaria de Educação, Professora Joseana Nicoalou.

A aquisição do material, segundo ela, foi pensada em conjunto pela equipe da Educação, que viu nas escolas, uma necessidade de investir mais em materiais novos. A avaliação concluiu que os antigos estavam desatualizados e com baixa quantidade, deixando muitas crianças e jovens sem a possibilidade de ter um livro físico em todas as aulas.

Cada estudante, no começo do ano letivo ganhará o seu kit contendo livros e demais materiais escolares e uniforme. As unidades foram adquiridas com recursos próprios da Secretaria de Educação, no final do ano passado.

Para os estudantes da Educação Infantil I (04 e 05 anos), serão disponibilizados quatro livros por ano, um livro para a família, um diário escolar, livro de cantigas e livros para literatura. Já para o Ensino Fundamental I, serão seis livros didáticos, além de materiais que vão complementar o kit, como agenda, livros para leitura, caderno de provas e um livro de educação financeira.

“Queremos contar com o comprometimento dos pais, que lembrem de sempre mandar os livros para a escola, pois será muito importante para o crescimento educacional e social delas”, ressaltou a professora Rosangela Stahlschmidt, ao participar nesta quinta-feira (25), do programa de rádio Prefeitura em Ação.

Didática
Para os professores, serão realizados dois dias de formação (05 e 06 de fevereiro), juntamente com a equipe da FTD. A intenção segundo a professora, é que eles estejam bem preparados para trabalhar com o novo material, que é de padrão internacional e que é usado nas maiores escolas do Paraná.

Além da preparação, antes do início das aulas, os educadores terão durante o ano letivo, vários momentos de formação para que possam desenvolver a nova didática da melhor forma possível.

A professora Rosângela aproveitou a participação no programa para convidar toda população de Palmas para participar, a partir das 18h30 do dia 05 (segunda-feira), no Centro de Cultura Dom Agostinho José Sartori, da apresentação do novo material.

“É importante que todos compareçam, pois nesse momento vamos apresentar o material para quem quiser conhecer e mostrar como vai funcionar a mesa interativa das escolas, além disso faremos uma entrega simbólica do novo material”, ressaltou.

Com o novo material, a Secretaria de Educação busca aproximar ainda mais o aluno do trabalho pedagógico, ter maior comprometimento das famílias em relação à vida escolar dos filhos, melhor desempenho nas avaliações externas e internas e um maior suporte no material didático das crianças.

“Temos certeza que esse novo sistema vai surpreender os pais e as crianças e trará grande conquistas para eles”, finalizou professora Rosângela.