Por destacar-se na educação regional, em especial, a Educação em Tempo Integral, o município de Palmas foi convidado a participar do lançamento do I Seminário de Educação em Tempo Integral, que ocorreu no último dia 22, em Pato Branco.
Palmas foi um dos organizadores deste debate, somando-se a outros três municípios, Pato Branco, Saudade do Iguaçu e Chopinzinho. O evento também contou com representantes de outras cidades.

Já está definido que em agosto estarão reunidos autoridades municipais, estaduais, políticas, professores entre outros estudiosos do Paraná e do Brasil para discutir e repensar as ações para a Educação em Tempo Integral.

Uma das participantes, a diretora do departamento de Educação de Palmas, Professora Regina Hister Vivan, comentou que essa modalidade de ensino forma o cidadão como um todo, sendo conhecedor de artes, cultura, esporte, ensino e conhecimento. “Por isso é preciso investir em educação”.

Projeto Piloto
Vale salientar que em Palmas foi implantado um projeto piloto de Educação em Tempo Integral na Escola São Sebastião, uma experiência positiva, apesar de que, ainda são enfrentadas algumas dificuldades porque a escola conta com outros espaços fora da instituição, por exemplo, a Escola Municipal Nascer para Arte, onde são realizadas diferentes oficinas de cultura, música e artesanato, entre outras; IFPR Campus Palmas, ginástica artística. “As dificuldades são muitas, mas é um grande desafio para os educadores e deve ser repensado dessa maneira, para todos os professores quanto sua formação e aceitabilidade, porque o educador de Educação em Tempo Integral tem que ser especial”, justificou a diretora que salientou a aprovação por parte dos pais que comentam sobre a eficiência do ensino, inclusive com a mudança de comportamento dos próprios filhos.

Seminário
No seminário em agosto, para Palmas serão disponibilizadas 30 vagas para os professores do município. Serão discutidos quatro pontos essenciais: gestão, legislação, currículo e formação docente. Farão parte da discussão, representantes do Ministério da Educação (MEC) sobre todos esses temas, com a intenção da Educação em Tempo Integral tornar-se política pública.

A professora Regina considerou que o bom momento que vive a educação em Palmas, deve-se a um conjunto de fatores, em especial as parcerias, com o IFPR, Núcleo Regional de Educação e com a atual administração que está preocupada em estar aplicando o dinheiro na educação, na própria educação. “Todos unidos, é assim que se transforma a educação”.

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