A Divisão da Vigilância em Saúde e o Rotary Club promove, no próximo sábado (11), um evento alusivo ao Dia Mundial de Diabetes (14 de novembro) em Palmas, no Sudoeste do Paraná. Durante o ato, a partir das 9h na Praça Bom Jesus, serão realizados, gratuitamente, uma série de exames à comunidade.
Desde 1991 que o 14 de novembro é celebrado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF: International Diabetes Federation) e pela Organização Mundial de Saúde como dia Mundial de Diabetes. Entre os serviços que serão oferecidos sábado em Palmas estão exame de diabetes, teste de hipertensão e glicemia capilar, orientação de saúde, aferição de pressão arterial, além de panfletagem educativa.
"Convidamos toda a população para prestigiar este belo evento promovido pela Vigilância em Saúde e o Rotary", disse o prefeito Dr. Kosmos Nicolaou. Que completou: "A população terá acesso a diversos serviços importantes e de forma gratuita. Essa prestação de serviços à comunidade é a alma, a essência do Rotary e a Prefeitura compartilha desses valores. A parceria certamente será cada vez maior".
A chefe da Vigilância em Saúde, Karine Tobera, disse que a expectativa é de uma presença grande da população. "Acreditamos que este ato vai mobilizar principalmente aquelas pessoas que muitas vezes não tem acesso a esses serviços que são oferecidos gratuitamente no Posto de Saúde, ou que não tem acesso de ir até o posto e conhecimento na área", disse.
O Departamento de Saúde fará orientações de combate à dengue e em relação a doenças transmissíveis. "Esse evento é uma oportunidade de exercer, de forma voluntária, a prestação de serviços à sociedade, que é a missão do Rotary, que conta também com a multiplicação dos voluntários", comentou o Presidente do Rotary Club de Palmas, Ana Cristina Leinig de Almeida.