A área do Parque da Gruta, que guarda uma reserva ambiental no centro de Palmas, no Sudoeste do Paraná, está passando por um processo de revitalização. Os trabalhos, realizados em conjunto de vários setores da Prefeitura, incluem reformas e construção de novas pontes, melhoria da infraestrutura e paisagismo.


O cronograma, elaborado pelo Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, inclui a restauração de cinco pontes sobre o rio Lajeado, que corta a área de conservação ambiental. As obras começaram com uma limpeza do lago do Parque da Gruta. O plano prevê, para os próximos dias, o repovoamento do espaço com as diversas espécies de peixes.


A equipe de Meio Ambiente está realizando estudos para implantar um projeto de paisagismo diferenciado no local. A ação inclui a identificação, para retirada, de árvores que já estão condenadas e tornam o lugar perigoso. Todas serão substituídas por novas mudas, ressalta a Engenheira Agrônoma Caroline Leite, responsável pelo Viveiro Municipal.


Cronograma
De acordo com o diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Edson Cassaniga, a expectativa é concluir os trabalhos até o final de novembro. “Esperamos entregar o lugar muito mais aconchegante, reformulado e com mais segurança para melhor atender a população de Palmas, turistas e visitantes”, disse.


O Departamento de Infraestrutura está realizando obras de readequação dos espaços públicos. Entre as ações está a melhoria do calçamento das trilhas de caminhada. "Queremos garantir condições adequadas para quem for praticar algum tipo de exercício no Parque, sendo criança ou adulto", disse o diretor, José Antonio Magarinos Bello.


Natureza
O prefeito Dr. Kosmos Nicolaou ressalta que, além do belo visual que o parque tem, o local conta com mata nativa, trilhas, lago e jardins. "A arborização fornece sombra fresca no verão e temos também os quiosques com churrasqueira para as famílias fazer uma confraternização", disse.


De acordo com o diretor de Administração, Felipe Zanoello, a Prefeitura deverá convocar, nos próximos dias, um dos candidatos aprovados no PSS, que ficará responsável em tempo integral pela manutenção dos canteiros e paisagismo do Parque.


"A revitalização prevê também a colocação de placas informando sobre os horários de funcionamento, de acordo com pedido feito pela Polícia Militar, como forma de melhorar a segurança dos usuários", disse Zanoello. Numa próxima etapa, a Prefeitura estuda licitar o quiosque central, para a instalação de um ponto comercial.