Toda nova iniciativa cria-se uma expectativa, ainda mais, se tratando de saúde pública, e pensando nisso, a atual administração municipal de Palmas teve a ousadia de implantar um novo ciclo na saúde palmense com o Pronto Atendimento Municipal 24h que na quarta-feira (25), completou um ano, e já atendeu cerca de 25 mil pacientes, comprovando que a iniciativa deu um salto positivo na saúde pública do município. Outro ponto destacado é que houve uma diminuição de 30% nos internamentos hospitalares depois que esse novo sistema foi concretizado. Não apenas a população tece elogios ao PAM, mas em reuniões com outros prefeitos e secretários municipais, ouve-se a mesma retórica de que, a saúde pública em Palmas, esta de parabéns.

O prefeito Hilário também destaca os pontos positivos em um ano de atendimento do PAM, que exigiu estudos técnicos antes de ser implantado, porém, as adversidades foram vencidas e quem saiu ganhando com toda a estrutura que está sendo disponibilizada é a população palmense, e nota que o dinheiro de seus impostos está sendo aplicado corretamente, pois, o setor de saúde é um dos que mais demandam investimentos públicos. “Temos na saúde uma de nossas prioridades, e iremos continuar com essa política de investimentos, traduzindo isso em uma saúde de qualidade aos palmenses”.

Com referência a todo esse contexto o diretor do departamento de Saúde, Aldmar Osternack Pedroso, justificou que no início no PAM havia certo receio, pois, era uma situação nova, e se tratando de saúde pública não se pode errar, mas contando com a colaboração dos profissionais, dos médicos, enfim de toda equipe, e também do prefeito Hilário e do Vice-prefeito Dr. Gilberto, um dos idealizadores do pronto atendimento as dificuldades foram vencidas. “Depois de um ano podemos dizer que somos modelo em prestação de saúde em toda região, mas as novidades surgem quase que diariamente e estamos seguimos essa tendência, tanto é que o PAM foi informatizado, sendo emitido um relatório diário de todas as ações. E a população de Palmas esta reconhecendo esses investimentos na saúde e podem ter a certeza que nessa gestão irá funcionar ainda melhor”, considerou.

Estrutura do Pronto Atendimento Municipal (PAM)

O PAM iniciou suas atividades em maio de 2010, com a expectativa, de atendimento para usuários em situações de urgências e emergências. Contém todo equipamento necessário para a estabilização do paciente, farmácia interna, observação com 04 leitos, sala de curativo, sala de sutura, consultório médico, consultório de enfermagem, entre outros. Ainda disponibiliza, corpo clínico com ótimos profissionais, equipe de enfermagem composta por Enfermeiros, Técnicos de enfermagem, Auxiliares de enfermagem, 24h em trabalho a beneficio da população.

Futuros projetos serão instalados como a triagem classificatória de risco, onde o usuário será atendido pela urgência da gravidade em forma de ordem prioritária.