O vice-prefeito de Palmas, Cesar Pacheco Baptista, o Baitaka e o Assessor do Departamento de Infraestrutura, Thiago Pertice, participaram na manhã desta sexta-feira (29), em Francisco Beltrão, da assembleia da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop). O evento, a partir das 9h, teve como pauta a Defesa Civil.


O diretor de Operações de Socorro em Desastres da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Armin Braun, detalhou os dados técnicos sobre o setor. "Foram abordadas informações de como buscar recurso no Governo Federal para os municípios resolver problemas de catástrofes", disse Baitaka.


"Em Palmas temos áreas de risco que precisamos estar atentos para buscar soluções", completou o vice-prefeito. Participaram ainda da assembleia prefeitos da região e equipes técnicas da área de projetos e das direções operacionais da área de cada município.


"As prefeituras vêm desenvolvendo cada vez mais a Defesa Civil, que nos últimos anos passou a ser melhor estruturada pelas prefeituras em articulação com o Estado e governo federal", informou o presidente da Amsop, o prefeito de Coronel Vivida, Frank Schiavini. De acordo com ele, em muitos casos é possível prevenir desastres com vendavais, enchentes e granizo.


Segundo Schiavini, a vinda de Armin Braun para a assembleia foi organizada em parceria com o mandato do deputado federal João Arruda. A reunião contou com participação do major Antonio Schinda, comandante do 3º SGBI do Corpo de Bombeiros. Ele falou sobre a estruturação da Defesa Civil no Paraná.


O evento contou ainda com participação do deputado estadual Nelson Luersen e prefeitos da região.