Os “Amigos do Parque da Gruta”, grupo que reúne entidades e voluntários que buscam a melhoria da reserva ambiental no centro de Palmas, realizou sábado (23), plantio de árvores e coleta de lixo descartado irregularmente.


A equipe composta por integrantes do projeto Rondon do IFPR de Palmas, Escoteiros, Associação dos Engenheiros, Rotary Club, Lions Club, departamentos de Agricultura e Meio Ambiente, Educação e Turismo e o vereador Fernando Souza iniciou o projeto de conscientização e preservação ambiental com o mutirão.


De acordo com a diretora de Turismo, Carine Ambrósio, a iniciativa foi marcada pelo sucesso. "Esta ação é resultado do comprometimento do grupo”, disse. Ela aproveitou para informar que “a participação neste projeto é voluntária e quem quiser será bem vindo ao grupo”.


O diretor de Agricultura e Meio ambiente, Edson Cassaniga (Magrão), deu as boas vindas aos participantes destacando a importância do trabalho no parque. Segundo ele, a preservação e a conservação do espaço depende de todos, das instituições, do poder público e principalmente das pessoas que frequentam.


Magrão informou que já foram concluídas as obras do lago. "Em seguida serão colocados peixes ornamentais e carpas capim para controle da vegetação aquática a fim de evitar a proliferação destas plantas que acabam prejudicando a oxigenação da água”.


“Agradeço a presença e que o objetivo dos amigos do parque é manter o local em condições de receber as famílias e visitantes, além de promover a conscientização sobre as boas práticas ambientais”, concluiu.


Carine explicou que o próximo passo é a instalação de lixeiras educativas no parque e a reconstrução das pontes dando assim aos usuários do local mais segurança. “A intenção é poder trazer as crianças, alunos das escolas públicas e privadas para que tenham o conhecimento prático, uma experiência diferenciada no cotidiano escolar, para isso precisamos oferecer uma infraestrutura adequada e com segurança.