A Prefeitura de Palmas lançou, nesta quinta-feira (21), um plano para ampliar a produção de trutas. A cidade tem as condições ideais para o desenvolvimento de alevinos e engorda do peixe, que tem carne considerada nobre. Os detalhes técnicos e custos com instalações e manutenção de uma estrutura qualificada, foram abordadas pelo Zootecnista e Doutor em Aquicultura, Claudio Kinach Loureiro, em reunião com produtores interessados neste tipo de cultivo.


A produção de trutas em Palmas, que começou em 1992, está restrita hoje a um pesqueiro, localizado na região do Pastamec, distante 30 quilômetros da área urbana da cidade e outro produtor que produz há três anos apenas para consumo.


A partir deste produtor, despertou o interesse em ampliar a produção em Palmas. Antes de iniciar a reunião técnica, no Plenário da Câmara de Vereadores, o prefeito Dr. Kosmos Nicolaou falou aos produtores interessados em diversificar as culturas em suas propriedades.


“Estamos reunidos aqui hoje, para debater um projeto, que esperamos colher os resultados muito em breve”, disse Dr. Kosmos. “A partir do momento que aumentarmos a produção de trutas em Palmas, conseguiremos melhorar o índice de emprego da nossa mão de obra. Quero ressaltar que a Prefeitura está de portas abertas para receber quem quiser se tornar produtor deste e outras espécies de peixe”, frisou.


Baixo investimento
Os custos para montar uma estrutura para criação de trutas são relativamente baixos. Aos produtores interessados, o diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Edson Cassaniga, reforçou que Palmas dispõe das condições ambientais propícias.


Cassaniga citou o exemplo de um produtor que conheceu em Urupema, no estado de Santa Caratina. Ele decidiu investir neste tipo de cultivo e num pequeno espaço de terra, está tendo alta lucratividade.


“São poucos os lugares no Brasil que conseguem criar e reproduzir a truta Arco-Íris”, frisou o diretor. Que completou: “Palmas é uma região privilegiada nesse quesito, pois temos as condições climáticas favoráveis e um volume de água ideal para a produção desse peixe”.


“A produção de truta só vai agregar valores a Palmas”, ressaltou Claudio Kinach. Na reunião ele repassou dados técnicos ressaltando que o custo para iniciar uma produção não é, a princípio, um grande empecilho. “Este tipo de cultivo vai evoluir a propriedade de todos”, frisou ele, se colocando à disposição daqueles que optarem pela cultura.


A próxima etapa, para quem se interessou em investir neste tipo de produção, é buscar mais informações e apoio técnico junto ao Departamento de Agricultura e Meio Ambiente de Palmas.


Caminhos da Produção
Na reunião, o prefeito Dr. Kosmos aproveitou para apresentar o projeto “Caminhos da Produção”. A iniciativa, que já foi encaminhada à Câmara de Vereadores, vai incentivar melhorar as condições da agricultura e dos produtores de Palmas.


“Vamos dar o suporte necessário para as propriedades escoarem suas produções”, ressaltou Dr. Kosmos. Que completou: “Com esse projeto, teremos liberdade para ajudar os produtores, facilitando o manejo de equipamentos e implemento e a logística na área rural da nossa cidade”.