“Conversar é a melhor solução”. A avaliação é do psicólogo do sistema público de saúde de Palmas, doutor Ricardo Dall’Asta, ao comentar o Setembro Amarelo, mês dedicado para campanhas de conscientização e prevenção à depressão, doença que pode levar ao suicídio. No Brasil, em média, 32 pessoas morrem diariamente nesta condição.


“Muitas mortes poderiam ser evitadas se as informações de que se pode pedir ajuda e dividir o que se sente com alguém, fossem disseminadas”, ressaltou o psicólogo Ricardo Dall’Asta. A enfermeira da Vigilância Sanitária de Palmas, Susana Benin Amadori, lembra que disseminar a mensagem para o diálogo, é a intenção da campanha Setembro Amarelo.


“É fundamental incentivar as pessoas a buscarem ajuda, pois esse índice de mortes é maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer”, frisou Susana. Um estudo da Associação Internacional de Prevenção do Suicídio (IASP) confirma a preocupação da enfermeira. O suicídio é uma questão de saúde pública, diariamente 32 brasileiros morrem nesta condição, superando a casa dos 800 mil po ano.


De acordo com o IASP, que tem como lema “Doe um minuto, mude uma vida”, nove em cada dez destas mortes poderiam ser evitadas, pois a pessoa passava por um transtorno mental naquele momento e não recebeu ajuda a tempo. Falar, quebrar tabus, superar estigmas e senso comum, alertar a população e conscientizar são tarefas cotidianas que ganham um sentido especial durne o Setembro Amarelo, movimento para prevenção do suicídio.


Romper o tabu
Havia um conceito de que o suicídio não poderia se falar porque seria uma forma de incentivo. No entanto, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a orientação pode salvar vidas. Por meio da conscientização, a população ficará atenta e conseguirá identificar quem precisa de ajuda. Com apoio certo 90% dos casos podem ser prevenidos.


“A intenção é dar uma sacudida nestes medos e tabus. Queremos que as pessoas nos procurem porque estamos capacitados a fornecer a ajuda de que ela precisa”, afirmou a Chefe de atenção Básica Edilaura Gaspar.


História
O Setembro Amarelo é uma campanha que acontece desde 2014 em todo o país e visa a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. Durante todo o mês, é comum ver espaços públicos e privados decorados e/ou iluminados com a cor amarela. O período foi escolhido porque 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.


A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio, além de divulgar o tema e alertar a população sobre a importância de sua discussão. Hoje em dia, o suicídio tem crescido entre os jovens.


A campanha no Brasil começou em 2014 por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As primeiras atividades realizadas pelo Setembro Amarelo aconteceram em Brasília, mas já no ano seguinte houve participação de várias regiões de todo o país.