O prefeito Dr. Kosmos Nicolaou participou, na última quarta-feira (06), de uma palestra que abordou os benefícios do crédito rural, programa criado pelo Banco Central do Brasil (BCB). O evento, com início às 19h na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), contou com participação de produtores rurais de Palmas e região.


“Muito interessante e fundamental este programa, principalmente por que busca beneficiar os nossos produtores rurais”, disse Dr. Kosmos. Participaram ainda da palestra os diretores Edson Cassaniga (Departamento de Agricultura e Meio Ambiente) e José Antonio Magarinos Bello (Departamento de Infraestrutura).


O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Emater disponibiliza os serviços de elaboração dos projetos de crédito para as linhas de Pronaf, sem custos, para os produtores.


O Crédito Rural abrange recursos destinados a custeio, investimento ou comercialização. As suas regras, finalidades e condições estão estabelecidas no Manual de Crédito Rural (MCR), elaborado pelo Banco Central do Brasil. As normas são seguidas por todos os agentes que compõem o Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), como bancos e cooperativas de crédito.


Os créditos de custeio ficam disponíveis quando os recursos se destinam a cobrir despesas habituais dos ciclos produtivos, da compra de insumos à fase de colheita. Já os créditos de investimento são aplicados em bens ou serviços duráveis, cujos benefícios repercutem durante muitos anos.


Por fim, os créditos de comercialização asseguram ao produtor rural e a suas cooperativas os recursos necessários à adoção de mecanismos que garantam o abastecimento e levem o armazenamento da colheita nos períodos de queda de preços.


O produtor pode pleitear as três modalidades de crédito rural como pessoa física ou jurídica. As cooperativas rurais são também beneficiárias naturais do sistema.


Com informações do site da Agricultura, Pecuária e Abastecimento