O 1º Campeonato Municipal de Xadrez, na terça-feira (05), mobilizou os estudantes da rede pública de Palmas. As partidas, no Ginásio de Esportes Monsenhor Engelberto, contou com a participação de jovens de cinco unidades de ensino - Escola Senhorinha Miranda Mendes, Nerasi Menin Calza, Tia Dalva, Oscar Rocker e Nossa Senhora de Fátima.


Aproximadamente 50 estudantes, com seus respectivos professores de educação física, participaram da competição. A classificação para a etapa aconteceu em partidas interséries. O xadrez é uma atividade que exige concentração dos praticantes, o que acaba resultando num melhor desempenho dos jovens em sala de aula.


De acordo com a chefe da Divisão da Secretaria de Educação, Cindy Andrade, o xadrez é um jogo de estímulos e respostas para problemas. “E isto acaba desenvolvendo a capacidade cognitiva do jogador, pois desenvolve melhoria na memória, imaginação, concentração e inteligência, sendo assim o xadrez não somente estimula a inteligência, como os avanços alcançados no campo intelectual tendem a manter-se no tempo”.


É de fundamental importância, segundo ela, que os professores transmitam aos seus alunos o quanto é importante trabalhar com o xadrez no ambiente escolar. “Pois é um esporte de disciplina, onde não há contato físico e se exige concentração”, frisou Cindy.


A secretária de Educação, Professora Joseana Nicolaou, ressalta que a competição atingiu os objetivos. “Foi tudo dentro das nossas expectativas. Esperamos que o resultado obtido agora motive ainda mais nossos alunos”, disse. Os três primeiros lugares de cada categoria foram premiados com medalhas.

Galeria de imagens