O prefeito Dr. Kosmos Nicolaou assinou, nesta quarta-feira (16), um acordo para implantar o Projeto Jovem do Futuro de Palmas. A iniciativa, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), vai beneficiar 50 alunos com idades de 14 a 18 anos, oriundos de famílias que estejam em situação de vulnerabilidade social.

A implantação do Jovem do Futuro integra o Plano de Governo da gestão Dr. Kosmos e Cesar Pacheco Baptista, o Baitaka. O prefeito iniciou as tratativas com o Sesi ainda em 2016, segundo informou o diretor Valdemar Augusto de Souza. No início do ano, a Prefeitura encaminhou projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores.

O projeto, segundo o prefeito Dr. Kosmos, vai estimular a formação técnica profissional empresarial dos jovens que não dispõe de recursos para financiar uma capacitação privada. Palmas é a terceira cidade do Paraná a implantar o convênio com Sesi. As primeiras foram São José dos Pinhais na região metropolitana de Curitiba e Irati.

“Estamos assinando hoje este convênio de bolsa para 50 alunos, em parceria com o Sesi", disse Dr. Kosmos. "Nossa intenção é a de que a população de Palmas tenha acesso a escolaridade de qualidade e assim estes jovens terão condições de garantir um futuro mais digno”, disse.

Procedimento
No encontro com o prefeito, o diretor do Sesi, Valdemar de Souza explanou mais sobre o procedimento do projeto. “Esses alunos, que estarão estudando o Ensino Médio, terão a possibilidade de, no contra turno escolar, ao menos duas vezes por semana frequentar o curso profissionalizante", disse.

"Além disto, eles ganharão todo o material didático e o uniforme da instituição”, frisou. Os alunos serão selecionados conjuntamente com o Departamento de Assistência Social, que mantém um cadastro atualizado das famílias de Palmas.

Ainda de acordo com Valdemar, os cursos serão escolhidos pelos alunos, baseando-se na demanda de empregabilidade de Palmas. “A partir de setembro estes alunos já estarão estudando no Sesi, podendo aproveitar tudo aquilo que temos para oferecer a qualquer outro aluno, sendo bolsista ou não”, informou.

Atualmente a instituição conta com 120 alunos matriculados, número que aumentará após a seleção prevista no projeto Jovem do Futuro. “Queremos agradecer imensamente ao prefeito, tudo isso só está acontecendo devido a sua vontade de fazer o melhor por Palmas e por seus jovens”, finalizou Valdemar.