O prefeito Dr. Kosmos Nicolaou participou, nesta sexta-feira (18), da solenidade alusiva ao aniversário de 35 anos da 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada de Palmas. O ato, coordenado pelo comandante Major Diego da Silva Agostini, foi marcado por uma formatura simbólica reunindo aproximadamente 180 soldados.
O Exército é motivo de orgulho para todos os cidadãos brasileiros e sempre um grande parceiro da população de Palmas, disse o prefeito. “A Companhia de Combate Mecanizada faz parte da história do nosso município”, ressaltou Dr. Kosmos.
Durante a cerimônia, o prefeito recebeu o Diploma de Amigo da Companhia, através do Major Agostini, que aproveitou a oportunidade para lembrar que o Exército Brasileiro foi lançado em 19 de abril de 1648.
"Neste dia, brancos, negros e índios se uniram por um propósito, expulsar da costa brasileira, no Nordeste, os invasores holandeses que pretendiam colonizar nosso país", disse.
A solenidade, no pátio de formatura da 15ª Companhia, contou com a presença dos vereadores Izaias Mikilita e Paulo Bannake, do comandante da Polícia Militar, tenente Guido Benjamin, estudantes e lideranças sociais.
História
A 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada é subordinada à 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada de Cascavel. Criada pela Portaria Ministerial Reservada N° 74, de 18 de Agosto de 1982, ganhou o apelido de “Soberana dos Campos de Palmas”, por ser a única Unidade de Engenharia da Força Terrestre na região.
A instalação ocorreu em 1° de janeiro de 1983, no quartel do extinto 2° Esquadrão Independente de Cavalaria. Desde sua criação, até março de 1985, a Companhia esteve subordinada ao 5° Batalhão de Engenharia de Combate de Porto União (SC), com a denominação de 15ª Companhia de Engenharia de Combate (Núcleo).
Em junho de 1983, teve início a construção dos 64,8 mil metros quadrados do lago artificial, para instrução dos integrantes nos trabalhos de pontagem. Em outubro de 1984, a Companhia deixa de ser núcleo do 5° Batalhão de Engenharia de Combate e a partir de 1° de março de 1985, com a denominação de 15ª Companhia de Engenharia de Combate, passa a estar subordinada à 15ª Brigada de Infantaria Motorizada.
Recentemente, a Companhia passou a ser designada 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada, com a transformação da 15ª Brigada de Infantaria Motorizada em Brigada de Infantaria Mecanizada.
Ao longo de sua existência, a Soberana dos Campos de Palmas cumpriu diversas atividades no contexto da missão geral do Exército Brasileiro, missões de apoio de engenharia às Unidades da Brigada, missões de Garantia de Lei e de Ordem e apoio à Defesa Civil.
Integrantes da Companhia participaram com destaque em missões no exterior como a UNAVEM, missão de paz da ONU em Angola e a MINUSTAH no Haiti, além de missões de Pacificação no Rio de Janeiro e eventos no Brasil, como a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016.