O Departamento de Assistência Social de Palmas informa que estão abertas as inscrições para o Pronatec Oferta Voluntaria Curso a Distância - EAD. A iniciativa vai ampliar a oferta gratuita de cursos de qualificação profissional e fomentar as políticas de inclusão social e produtiva.
Os cursos são promovidos pelo Ministério da Educação (MEC), em articulação com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e outros agentes parceiros. As capacitações serão oferecidas por instituições privadas de ensino profissional e técnico que se candidataram voluntariamente, ou seja, sem receber repasses do MEC.
O MEC disponibilizou mais de 500 mil vagas em Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) EAD (Ensino a Distância). A escolaridade é a partir do ensino fundamental incompleto, a depender do curso com média de duração de 3 a 5 meses.
Público alvo
As inscrições nos cursos são abrertas a todos os cidadãos brasileiros com idade acima de 15 anos. A prioridade serão aos estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos; que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral.
Também terão prioridade os trabalhadores - incluindo agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores, beneficiários dos programas federais de transferência de renda, mulheres responsáveis pela unidade familiar beneficiárias de programas federais de transferência de renda, pessoas com deficiência, povos indígenas, comunidades quilombolas e adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas
O período de pré-matrícula vai até 18 de agosto.
Os interessados poderão comparecer até os pontos de atendimentos do Departamento de Assistência Social do município, ou se inscrever diretamente no site do MEC, por meio do link: http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro;
Importante
Após efetuada a pré-matricula, o sistema emitirá uma “Carta de Encaminhamento” com o endereço eletrônico para acesso à plataforma EAD por meio da internet, além de outras informações. O candidato terá 7 (sete) dias para validar a matrícula na plataforma EAD indicada no comprovante.
Caso o estudante não tenha acesso à internet para realização dos cursos, o mesmo poderá utilizar os seguintes locais de acesso público e gratuito:
Telecentro localizado na biblioteca pública municipal, o qual funciona de segunda a sexta-feira das 08:00 as 11:30 e das 13:00 as 17:30
Indústria do conhecimento próximo ao Batalhão da Polícia Militar;