Os usuários do Sistema Único de Saúde de Palmas (SUS) passaram a contar, a partir desta semana, com os serviços de dois novos dentistas. Os profissionais da odontologia estão atuando diariamente nas unidades de Estratégia Saúde da Família do Lagoão e Estratégia Saúde da Família Rural.
Os atendimentos nos postos de saúde começaram nesta terça-feira (1º de agosto). Os trabalhos são realizados pelos odontólogos Carlos Roberto de Oliveira Fragoso e Gabriela Luana Zibetti, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e 13h às 17h.
As terças e quintas-feiras, um dos dentistas irá atuar, das 18h até 22h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Lagoão. "Queremos garantir este serviço para os trabalhadores, que não tem condições de irem durante o dia nos postos de saúde buscar o atendimento", explica o prefeito Dr. Kosmos Nicolaou.
A doméstica Helena de Fátima Didoné, 47 anos, aprovou a novidade. "Uma boa ideia. Aliás, uma excelente ideia", disse. Ela conta que mora na região da Hípica há muitos anos. "Estava precisando este serviço aqui. Devagar nossa saúde pública já está boa e assim vai melhorando cada vez mais, apesar que tem pessoas que não tem paciência", completou.
De acordo com a diretora do Departamento de Saúde, Dalva Zago, a contratação dos novos dentistas vem em boa hora. "Precisamos de profissionais dedicados e que atendam os moradores da melhor forma possível. Como sabemos que nem todos podem se consultar no período do dia, abriremos uma unidade a noite, para beneficiar a todos”, disse.
Mais ações
A saúde pública é prioridade da nossa gestão Dr. Kosmos e Cesar Pacheco Baptista, o Baitaka. Desde o início, foram realizadas várias ações no setor. "Não iremos medir esforços para garantir cada vez mais qualidade nos serviços prestados à população de Palmas", ressaltou o prefeito.
Entre os projetos já executados pela gestão Dr. Kosmos/Baitaka está a criação da Clínica de Especialidades Municipal e a descentralização do agendamento de consultas médicas e exames. No período também foi garantida a extinção das filas de marcação de consultas e humanização no atendimento ao paciente no agendamento com distribuição de senhas de atendimento.
O Departamento de Saúde também intensificou o cadastramento das famílias de Palmas para chegar a meta mínima de 80% de cobertura nos parâmetros E-SUS do Governo Federal. A Prefeitura também realiizou a instalação do Raio X no Pronto Atendimento Central (PAM) e encaminhou a revitalização do Laboratório Municipal com aquisição de equipamentos no valor de R$ 135 mil através de emenda parlamentar.
Com as melhorias, foi possível elevar a oferta de exames laboratoriais em 20% na estrutura. A saúde também recebeu a implementação de auxiliar administrativo na composição das equipes ESF/UBS, Criação do REMUME com 231 itens contemplados, adesão ao Consórcio Paraná Medicamento com R$ 100 mil em recursos próprios para aquisição trimestral de medicamento.
A gestão da saúde pública de Palmas também firmou parceria com o Hospital Santa Pellizari, para a realização de 10 cirurgias eletivas/mês a partir do contrato de acesso já existente, realização de cirurgias eletivas encaminhadas pelo TFD no total de 200 em otorrinolaringologia, 30 cataratas, 07 cirurgias por TFD e a realização de cirurgias pelo prestador Hospital Santa Pellizari no total de 298.
Além dos projetos já implantados, Dr. Kosmos lembra que, nos próximos dias, serão inaugurados novos equipamentos para atender crianças e moradores mais moradores de Palmas. "Estamos finalizando os trabalhos para colocar em funcionamento pleno a unidade de Estratégia Saúde da Família Central e do Santuário, além da abertura do programa da Clínica Infantil", completou.