As técnicas e dinâmicas para ampliar a participação e garantir uma melhor interação entre professores e estudantes em sala de aula, são alguns dos tópicos em discussão no II Encontro de Docentes da rede pública de Palmas – Gestão 2017/2020. O evento, que prossegue até esta terça-feira (25), mobiliza aproximadamente 1000 profissionais da área de educação e estudantes no Centro Cultural Dom Agostinho José Sartori.

A programação do II Encontro de Docentes inclui palestras com especialistas em várias áreas do ensino. Promovido pela Secretaria de Educação de Palmas, a mobilização conta com parceria e apoio do Instituto Federal do Paraná (IFPR Campus Palmas), Sesi e Sesc. O primeiro dia de atividades contou com apresentações culturais e espetáculos de dança da Escola Pública Nascer para Arte.

A professora Carla Regina Wingert de Moraes, da Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais (APAE), falou sobre "Os reflexos da Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência na Educação". O período da manhã contou ainda com palestra da doutora Alessandra Mara Hammerschmidt, que falou sobre "Relacionamento Interpessoal e Ética no Ambiente de Trabalho".

No início da tarde, a professora do Sesc, Daniela Zago, falou sobre como transformar a sala de aula em uma equipe vencedora. No encerramento do primeiro dia, Lucas Buchile, do Sesi, tratou da poética como mediação de leitura.

Panorama
De acordo com a chefe da Divisão de Formação Continuada, Indianara Bringhenti, o período de férias escolares é muito importante para agregar conhecimento, melhorar a prática dos professores, confraternizar e trocar experiências. “Preparamos esse encontro para valorizar todos que trabalham no ambiente escolar”, ressaltou.

Na avaliação da secretária de Educação de Palmas, Professora Joseana Nicolaou, a inciativa está beneficiando não só aos funcionários, mas também os alunos, que irão  professores bem capacitados e mais dinâmicos. “Temos a vontade de que todos se envolvam neste momento, queremos a melhor capacitação para todos os nossos profissionais” frisou.

O encontro prosseguirá até à tarde desta terça-feira. A programação prevê palestras, oficinas, apresentações e confraternização no Centro Cultural e nas dependências da Escola Municipal Oscar Rocker, na região do Klubege.

Galeria de imagens