A diretora do Departamento de Saúde de Palmas, Dalva Zago, participa desde quarta-feira (12), do XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. O evento, coordenado pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, termina neste sábado (15), no Centro de Convenções Ulisses Guimarães em Brasília.

O evento, que tem como tema “Diálogos no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS”, é uma oportunidade para troca de conhecimentos e experiências, formulação e aprofundamento de propostas. A intenção é fortalecer as conexões entre os diversos temas do Sistema Único de Saúde e sua aplicação no cotidiano atual da gestão dos município..

No encontro, Dalva participa de oficinas, seminários, cursos e mesas que “discutem temas essenciais na gestão municipal do SUS”, disse. Na busca por informações, inovações e mudanças, ela dedica atenção extra ao novo financiamento da saúde, apresentado por Ricardo Barros.

A partir de 2018, o sistema sofrerá um processo de transição que unificará os blocos de repasses com o estabelecimento das modalidades de custeio e capital. “Com um planejamento ascendente, buscamos melhorar o nosso trabalho perante a comunidade, também esperamos que as mudanças beneficiem a todos", disse.

"Estamos discutindo o papel da participação da comunidade nesse planejamento, a necessidade de integração dos sistemas de informação em saúde, cotidiano da participação da população com o fim dos blocos de financiamento.”

A diretora de Saúde de Palmas foi premiada com o ressarcimento de sua despesa de transporte pelo Conasems. “Está sendo incrível ter a chance de buscar todas as informações para melhorarmos a saúde de nossa cidade”, finalizou.