Os atletas, professores e técnicos que formam as delegações que disputam a fase macrorregional dos 64º Jogos Escolares do Paraná (JEP's), tem oportunidade de conhecer os atrativos turísticos de Palmas. O roteiro, elaborado pelo Departamento de Turismo, inclui uma série opções de fácil acesso, ou mesmo a Usina Eólica, que fica distante 30 quilômetros da área urbana do município.
"Queremos que os integrantes das delegações levem a melhor imagem possível da nossa cidade", comentou a diretora de Turismo, Carine Ambrósio. A intenção, segundo ela, é aproveitar o tempo de intervalo entre jogos e levar os participantes dos JEP's para conhecer algumas das belezas naturais, arquitetura e o acervo histórico do município.
Os visitantes, segundo Carine, podem conhecer locais como o Parque da Gruta, localizado no centro de Palmas. O espaço abriga uma área de conservação ambiental com trilhas para caminhada, uma gruta encravada nas rochas, uma gruta construída no local de passagem do Monge João Maria e uma cachoeira.
Na área de turismo religioso, os atletas podem conhecer o Santuário que guarda a única réplica no Brasil, da imagem de Nossa Senhora de Fátima, esculpida por José Theddin, mesmo artista que criou a imagem original da Capela das Aparições, em Portugal.
História
O roteiro conta também com visitação ao Museu Histórico Professor José Alexandre Vieira, que possui um acervo com equipamentos domésticos de uso pessoal, devoção, culto, instrumentos de trabalho e estudo. No local, é possível vislumbrar vestígios da cultura material dos tropeiros e indígenas que povoaram a região, além de elementos da colonização e da vida da sociedade local ao longo do tempo.
A 15ª Companhia de Engenharia e Combate Mecanizada também abriu as portas para receber os visitantes. A estrutura faz parte da história de Palmas, cidade onde começou a colonização do Sudoeste do Paraná.
O roteiro pode inclui ainda a usina Eólica de Palmas. Por estar localizada um pouco distante da área urbana, é necessário um veículo para deslocamento. As visitas a área interna das estruturas, precisam ser agendadas.