O Departamento de Assistência Social de Palmas promove, na próxima terça-feira (11), a XI Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, das 08h30 às 17h no Centro Cultural Dom Agostinho José Sartori, vai discutir a garantia dos direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A realização da XI Conferência foi precedida de quatro pré-conferências, em todas as regiões de Palmas, na segunda metade do mês de junho. Nos últimos anos, de acordo com o diretor do Departamento, Daniel Regis Oliveira, a assistência social teve um salto significativo em relação à legislação e atualmente é reconhecida como politica pública.

A iniciativa busca cumprir o dever do Estado e Município em desenvolver estratégias para que de fato essa responsabilidade chegue até a população. Segundo Daniel Regis, a XI Conferência Municipal vai discutir sobre a proteção social, não só para as pessoas que estão em situação socioeconômica desfavorável mais também para todos que sofrem algum tipo de violação de direito.

“A conferência é o espaço próprio para a população, que está em situação de vulnerabilidade, trazer as suas necessidades e até mesmo as suas reclamações”, disse Daiel. Que completou: “Para nós construirmos juntos uma politica que de fato atenda a nossa população”.

Panorama
As conferências sociais atendem determinação do Ministério do Desenvolvimento Social, através do SUAS, cujas propostas servem como base para a formulação das diretrizes que serão aplicadas pelo governo federal em todo o país. As pré-conferências foram realizadas nas comunidades quilombolas, assentamentos e bairros da região central de Palmas.