A Prefeitura em parceria com a Câmara de Vereadores de Palmas realizou, nessa quinta-feira (06), o Seminário do Meio Ambiente. O evento, com abertura às 8h no Centro Cultural Dom Agostinho José Sartori, contou com palestras, exposição sobre o meio ambiente e apresentações artísticas e culturais.

Uma das metas do evento foi debater a proposta para reativação do projeto "Limpe, Plante, Pinte. Viva! Palmas Viva!", desenvolvido pelo Departamento de Cultura na gestão do ex-prefeito Dimorvan Carraro, no início da década de 1990. A iniciativa tinha como meta embelezar as ruas e canteiros de Palmas, com o plantio de mudas de hortênsia e conscientizar a sociedade para a manutenção e limpeza do meio ambiente.

Assim como, no ambiente escolar, a iniciativa buscava despertar nos estudantes a responsabilidade de manter a cidade, escola, residência, e outras áreas sempre limpos. O projeto irá atingir se todos os envolvidos trabalharem de forma ativa e efetivamente na conscientização, mobilização e execução das propostas", destacou o vereador Fernando Souza, idealizador da retomada do projeto.

O prefeito Dr. Kosmos Nicolaou, ao abrir o evento, disse que devemos partir do principio de que, para cuidar do meio ambiente, precisamos fazer as coisas de modo adequado, a seguir as leis e ouvir a voz do bom senso. "O grande dilema do desenvolvimento é entender este crescimento sem agredir o meio ambiente", disse.

O deputado Rasca Rodrigues, que se destaca como militante ambiental no Paraná, participou como convidado palestrante do seminário. “Encanta ver o prefeito de Palmas com o compromisso de resgatar um projeto que foi de outra gestão, principalmente por se tratar de um ambiente voltado para a conscientização e a preservação ambiental", concluiu.

As empresas envolvidas no apoio e organização do Seminário foram a Transólido, Balsa Nova e CRI, que cuidam respectivamente da captação, transporte e destinação dos resíduos sólidos de Palmas. A promoção contou ainda com o apoio do Colégio Sesi.