Os programas sociais de Palmas abriram, nesta quinta-feira (22), a série de festas juninas de 2017. Nas duas primeiras festividades, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e no Centro do Idoso em parceria com os serviços de Atendimento Centro da Juventude e SCFV Lagoão, o clima descontraído e a animação tomaram conta dos participantes. A programação continua até o final de junho e no mês de julho.

As festas juninas em Palmas também são promovidas nas escolas, CMEI´s, e demais departamentos da Prefeitura. A intenção é oferecer momentos de confraternização e alegria entre alunos, adultos, crianças e professores.

Os participantes tem oportunidade de saborear comidas típicas como cachorro quente, pipoca doce e salgada, doces, bolos, bolinho caipira, refrigerante e água. Em algumas promoções, haverá barracas de brincadeiras, além da tradicional dança de quadrilha.

O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, no Centro dos Idosos o clima foi de total descontração e interatividade entre os frequentadores que estavam vestidos a caráter. No CAPS, não foi diferente, os pacientes, que já aguardavam ansiosos o carro que iria apanhá-los, chegaram felizes no ambiente que estava prontinho.

Tradição
No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros nas festas juninas. Os grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.

No Sudeste é tradicional a realização de quermesses por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. As festas possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.

Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”.

Galeria de imagens