A Divisão de Meio Ambiente abriu, nesta terça-feira (13), o ciclo de palestras sobre reciclagem e conservação ambiental, para estudantes de Palmas. A rodada de apresentações, relacionadas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, teve início na Escola Rural Municipal São Sebastião, no bairro Rocio.

A iniciativa leva em consideração o aumento populacional, o crescimento da indústria e o grande volume de resíduos produzidos pela sociedade. "De maneira simples podemos reaproveitar objetos já utilizados, na confecção de novos produtos", diz o engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Duarte, do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente.

Ele lembra que as palestras vão se somar a um projeto de lei que tramita na Câmara de Vereadores de Palmas, de autoria de Edson Luiz Kemes (Lagarto) e outros legisladores, que busca conscientizar e ressaltar a importância da reciclagem. "Esta atitude é, cada vez mais imprescindível para a manutenção da saúde das pessoas e também de nosso planeta", diz João Henrique.

Os benefícios ambientais da reciclagem são muitos, a começar pela redução da poluição do ar, das águas e do solo. "Há também uma importante diminuição do volume de resíduos despejados diariamente em ruas e terrenos, bem como em lixões depósitos de lixo e aterros", ressalta o engenheiro agrônomo.

João Henrique destacou ainda a boa receptividade na escola. "Recebemos o compromisso do diretor, professores e alunos, de trabalhar em favor da sustentabilidade em nossa região", disse.