A Associação dos Delegados de Polícia do Paraná homenageou, nesta terça-feira (06), o prefeito Dr. Kosmos Nicolaou, em reconhecimento aos serviços e colaboração prestados aos orgãos de segurança pública de Palmas. O ato aconteceu durante audiência que discutiu a superlotação na Cadeia Pública da cidade, no Sudoeste do Estado.
A homenagem, entregue pelo Delegado da Polícia Civil, Victor Grotti, é um reconhecimento pelo trabalho da Prefeitura, em apoio à Polícia Civil e órgãos de segurança de Palmas. "Este reconhecimento mostra que temos que trabalhar cada vez mais em parceria com todos os segmentos de Palmas", destacou Dr. Kosmos.
A audiência pública, com o tema "Carceragem: Responsabilidade de Todos", foi organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho de Segurança (Conseg) e Movimento Palmas Desenvolvida, com apoio dos poderes Executivo e Legislativo, Sindicato Rural, 15ª Cia de Engenharia Mecanizada, ACIPA e Patrulhar Mirim Escolar.
No evento, o prefeito detalhou como o Poder Executivo irá ajudar a resolver a questão da carceragem. "Inclusive, com a doação de um terreno para a construção de uma nova Delegacia, mais ampla e moderna", ressaltou.
Dr. Kosmos concluiu parabenizando os setores envolvidos na organização da audiência, "que trará bons frutos para a segurança da nossa cidade". O presidente da OAB, Eduardo Tobera, agradeceu a todos pela presença.
"Especialmente as autoridades e instituições que abraçaram a causa juntamente com a OAB. Foi um passo inicial muito importante para o município", disse Tobera.
Apoio estadual
A proposta de construir um Centro de Custódia, separado das celas dos presos de Palmas, foi apresentado na última semana pelo prefeito Dr. Kosmos e o deputado Guto Silva, ao secretário estadual de Segurança Pública, Wagner Mesquita. Com a estrutura, vai aumentar o número de agências responsáveis pela detenção e delegacia.
O projeto foi bem recebido por Mesquita, que destacou a disposição da prefeitura em viabilizar o imóvel. "Não podemos deixar de apoiar este esforço", disse. A proposta, segundo Dr. Kosmos, foi elaborada com consultoria de agentes envolvidos com segurança.
"Estamos tomando todas as providências para que a Segurança Pública possa atuar de forma efetiva sem riscos para a população", concluiu o prefeito durante a reunião.