A contratação de três novos médicos elevou para 110 o número de atendimentos pediátricos ao dia no sistema público de saúde de Palmas. No início da atual administração, apenas dois profissionais eram responsáveis pelo serviço nas unidades de saúde.
“Garantir serviços de qualidade é prioridade do nosso governo”, ressaltou o prefeito Dr. Kosmos Nicolaou. Ao todo, são disponibilizados 550 atendimentos pediátricos por semana e aproximadamente 2,2 mil por mês.
Na unidade de saúde do bairro Eldorado, o serviço está disponível de segunda-feira à sexta-feira, com distribuição de 13 fichas pela manhã e 13 no período da tarde. No Pronto Atendimento Municipal (PAM), no centro de Palmas, o serviço é garantido por dois pediatras pela manhã (26 fichas) e dois à tarde (mais 26 fichas).
O trabalho é completado por uma clínica que auxilia a pediatria, realizando 32 atendimentos diários. "Nossa intenção é levar o serviço para outras regiões de Palmas", projetou Dr. Kosmos.
Para isso, segundo ele, é necessário concluir e implantar novas unidades de saúde. "O atendimento pediátrico no posto de saúde do Lagoão só não começou ainda por falta de espaço físico", disse Dr. Kosmos.
E completou: "O mesmo terá início assim que for inaugurada a unidade de saúde da Hípica". O prefeito ressaltou ainda que os relatório diário que recebe do Departamento de Saúde indicam que, com as novas contratações, tem sobrado vagas para consulta no Posto Central.