O Departamento de Assistência Social de Palmas começou, esta semana, a Atualização Cadastral 2017. O procedimento abrange as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e inclui os processos de Averiguação (aquelas identificadas com inconsistência nos dados) e Revisão Cadastral (aquelas que estão a mais de dois anos sem atualizar o cadastro).


Clique AQUI para ver quem precisa atualizar o cadastro

No total, 2,6 mil famílias serão convocadas para atualizarem seus dados neste ano, informa o diretor do Departamento, Daniel Regis Oliveira. Nesse ano, a Atualização Cadastral agrega famílias beneficiárias de quatro Programas Sociais: Bolsa Família (PBF), Bolsa Verde, Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Além disso, também estão no processo de Revisão Cadastral de 2017 todas as famílias do Cadastro Único que estão com os dados desatualizados, independente de serem ou não beneficiárias dos programas sociais citados. As famílias devem procurar os pontos de atendimento da Assistência Social para verificar a necessidade ou não de atualizarem seus dados.

Para realizar a atualização o responsável familiar no cadastro precisa levar os documentos de todas as pessoas que residem no domicilio - certidão de nascimento ou casamento; Carteira de Identidade; CPF e Titulo de Eleitor; Carteira de Trabalho e último recibo de pagamento; Declaração de Matricula escolar dos filhos com idade escolar; e Talão de luz recente.

Cancelamento
As famílias beneficiárias incluídas na Revisão Cadastral que não atualizarem seus dados nos prazos previstos, terão os benefícios cancelados. Já as famílias da Averiguação Cadastral que não atualizarem seus cadastros, além de perderem benefícios, poderão ser excluídas do Cadastro Único pela Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (Senarc) e, assim, ficam impedidas de acessar os programas sociais do governo federal vinculados ao Cadastro Único.

Devido a mudanças na legislação, todas as famílias com beneficiários idosos do BPC devem atualizar o Cadastro Único até o final deste ano para impedir a suspensão do benefício pelo INSS a partir de janeiro de 2018.

Locais de Atendimento
Em Palmas a revisão poderá ser realizada no Departamento de Assistência Social (Avenida Clevelândia, 684 - Antiga rodoviária), no CRAS Alto da Gloria (anexo ao Parque de Exposições) e no CRAS Centro (Rua Bispo Dom Carlos, 525, Centro).