O prefeito Dr. Kosmos Nicolaou e o gerente do SESI/SENAI, Valdemar Augusto de Souza, abriram na manhã desta terça-feira (16), o Cozinha Brasil em Palmas, no Sudoeste do Paraná. O projeto, que permanece na cidade até sexta-feira (19), consiste num caminhão adaptado com uma cozinha pedagógica que difunde práticas saudáveis de educação alimentar e nutricional.
A vinda do Cozinha Brasil é resultado de um esforço conjunto do Departamento de Indústria e Comércio e da Secretaria de Educação de Palmas. "Nossa parceria com o SESI/SENAI é para trazer o que tem de bom para Palmas", destacou Dr. Kosmos.
O curso, segundo ele, será fundamental para auxiliar aquelas pessoas que desejam abrir a própria empresa. "Esperamos que todos os participantes tirem o melhor proveito do treinamento", destacou o prefeito.
Dr. Kosmos também lembrou que, nos próximos dias, entra em vigor o convênio com que vai garantir a inclusão de 40 jovens na escola da instituição. "Eles terão acesso a uma educação de qualidade, sem prejuízo a política de cotas, para ingressar em faculdade pública", ressaltou.
O prefeito comentou que o município está em negociação para tentar trazer para Palmas uma unidade física própria do SESC/SENAC. "O esforço maior é para garantir a vinda de mais estruturas e programas que vão contribuir para o desenvolvimento da nossa população", completou.
O gerente do SESI/SENAI de Palmas, Valdemar de Souza, destacou a expressiva participação no curso. "O que sempre quisemos fazer, hoje é realidade. Tem gente ainda procurando para ingressar, mas é uma pena que não temos mais vagas", frisou.
De acordo com Valdemar, numa próxima etapa, a intenção é abrir três turmas, "para aquelas pessoas que não tem condições de frequentar as aulas durante o dia". O gerente completou destacando o empenho do prefeito e toda sua equipe na realização do projeto em Palmas.
Além do prefeito e do gerente do SESI/SENAI, participaram da solenidade a secretária de Educação, Proessora Joseana, o diretor de Indústria e Comércio, Ari Zolet e demais diretores da Prefeitura de Palmas.
Contexto
O caminhão do Cozinha Brasil está estacionado no pátio do Centro Cultural Dom Agostinho José Sartori. Na estrutura, a nutricionista ensina sobre o preparo inteligente, evitando desperdícios de uma alimentação saudável. Nesta etapa, os inscritos são divididos em duas turmas - 50 pela manhã e 50 a tarde.
O Cozinha Brasil, implantado em meados de 2005 no Paraná, já percorreu 189 municípios, capacitando mais de 50 mil pessoas com receitas saborosas, saudáveis e baratas.
Além de cardápios nutritivos e econômicos, os participantes adquirem conhecimentos sobre o valor nutritivo dos alimentos, planejamento de compras, armazenamento e higiene dos alimentos, aproveitamento integral dos alimentos, entre outros.
Ao final do curso os alunos recebem, gratuitamente, 1 livro do Programa contendo receitas ilustradas passo a passo, bem como o certificado de participação.