A semana que antecedeu o Dia Nacional do Índio contou com uma programação em Palmas destacando a cultura e a ampla diversidade dos primeiros habitantes da região. "A população indígena desenvolveu uma rica cultura formada por diversos costumes, línguas e saberes que ainda se mostram vivos no interior da sociedade brasileira", ressaltou Alexandra da Silva Oliveira, chefe da Divisão de Diversidade.

O Dia do Índio é uma data em que as escolas e organizações governamentais e do terceiro setor procuram realizar eventos que prestigiem a cultura indígena brasileira. Nessa data são realizadas diversas atividades como exposições, reuniões e apresentações que criem a reflexão sobre a importância da preservação da cultura indígena, manutenção de terras pertencentes aos índios e o devido respeito às suas tradições culturais.  

As atividades realizadas durante o Dia do Índio na escola, segundo Alexandra, são muito importantes para mostrar às crianças não apenas quais os povos que originalmente habitaram nossas terras, como também a perceber que os costumes dos diversos povos são igualmente importantes e devem ser respeitados.

Para isso, normalmente é feito um projeto para o Dia do Índio, que inclui atividades lúdicas como fazer máscaras, pintar o rosto, danças típicas e trabalhos de pesquisa sobre a cultura indígena e algumas turmas fizeram vista a reserva indígena durante a semana do índio.

Galeria de imagens