A equipe do Canil da Ronda Ostensiva Tático Móvel (ROTAM) do 3º BPM, apresentou manobras de ação com auxílio de um cão em patrulhamento, quando um suspeito não atende a ordem de parar.
A atuação de Drago, treinado para neutralização e imobilização neste tipo de situação, chamou a atenção do público que prestigiou a 40ª Feira Estadual de Bezerros, que aconteceu no último final de semana em Palmas.
As demonstrações foram realizadas pelos soldados Niqueti, Fenner e Chaves, condutor do cão da raça rottweiler. Na demonstração, o animal evita muitas vezes a utilização de arma de fogo, conforme explicou um dos adestradores.
“O cão utilizado nesta demonstração foi adestrado para patrulhamento junto com a equipe. Com isso evitamos muitas vezes a utilização de arma de fogo tendo em vista que o animal neutraliza o suspeito que não obedece a ordem de parar em uma abordagem ou até mesmo quando esboça reação com arma branca”, explica Niqueti.
O soldado também explicou o fato de não ter um cão para trabalho efetivo na 2ª Cia da PM em Palmas. Segundo ele, o problema é de logística pelo fato de ainda não ter um local adequado, mas que em caso de necessidade da atuação do canil, o terceiro BPM de Pato Branco disponibiliza equipe.
O Canil tem cinco cães, sendo dois para faro de entorpecentes, dois de patrulhamento e um de busca em matas. As apresentações aconteceram no sábado e no domingo (08 e 09), reunindo um grande público.
A Polícia Militar também fez explanações sobre material bélico utilizado em situações de tumulto com grande número de pessoas.