A Guarnição de Serviço do Corpo de Bombeiros de Palmas participou, nesta quinta-feira (30), de treinamento sobre funcionamento de elevadores e resgate de vítimas retidas nestes equipamentos. Participaram da capacitação o Cabo Alan e os soldados Jonas, Winters e Severino.
O treinamento, ministrado por Paulo, da Empresa Atlas de Pato Branco, teve como base o Edifício Aliança, no Centro de Palmas. Algumas dicas sobre o resgate de pessoas retidas no elevador foram mencionadas, como a competência para esse tipo de resgate é exclusivamente do técnico de manutenção dos elevadores, do Corpo de Bombeiros ou órgão responsável que o substitua.
Deve ser utilizado o interfone ou o intercomunicador para solicitação à portaria, o acionamento do técnico da empresa de manutenção dos elevadores para realizar o resgate. Em caso do elevador não possuir esse dispositivo, deve-se utilizar o botão de alarme para emitir um sinal sonoro.
Caso haja dificuldade em se comunicar com a portaria, há uma placa com os telefones da empresa de manutenção afixada no interior da cabina. Nunca aceite ajuda de pessoas não autorizadas para sair da cabina, visto que essa atitude poderá colocar sua vida em risco. Por fim, mantenha a calma e não tente sair da cabina sozinho, sem a devida orientação.
(Com informações de www.atlas.schindler.com)