O Instituto Federal do Paraná (IFPR) inaugurou, no Campus Palmas nesta quarta-feira (22), um mural em homenagem as "Etnias e Culturas Formadoras do Município de Palmas-PR". A solenidade,aberta ao público, contou com a presença de autoridades e representantes de instituições, e integrantes das comunidades quilombola, indígena, nipônica, alemã e demais etnias que formam a sociedade local.


A obra, no hall de entrada do campus, retrata o povo, a cultura e os aspectos relacionados às condições materiais de reprodução da vida. Também dá ênfase aos saberes e vivências intersubjetivas, como o próprio conhecimento, a memória, a inteligência e devires de cada tempo.


A chefe da Divisão de Cultura, Luiza Mara, representou na solenidade o prefeito Dr. Kosmos Nicolaou. "Esse mural é grande, é imenso, não no sentido físico, mas no sentido de mostrar como foi construída a nossa cidade", ressaltou. Participaram ainda do ato os diretores Carine Ambrósio e Aloísio Nascimento (departamentos de Turismo e Planejamento).


O professor Luiz Ney Tódero, coordenador do curso de Artes visuais do IFPR Palmas, explicou que os integrantes do projeto visitaram as comunidades étnicas do município. "Nestes encontros foram levantados aspectos culturais e a contribuição desses grupos na formação de uma identidade própria do município", disse.


No trabalho, são retratados símbolos de Palmas, como a araucária, o butiazeiro, a fauna e o clima. “A inauguração do mural proporcionou uma aproximação da população com o IFPR Campus Palmas, fortalecendo o reconhecimento pessoal, cultural e institucional do nosso município”, contou a coordenadora do projeto Magda Salete Vicini.


A obra integra o projeto de Pesquisa e Extensão “Muralismo: arte, cultura e pós-humanismo”, que reúne professores e estudantes do curso de Artes Visuais do IFPR Campus Palmas.


(Com informações da Assessoria do IFPR Campus Palmas)