Os atletas de Francisco Beltrão apresentaram melhor desempenho e venceram nas categorias adulto e sub15 masculina e feminina da segunda edição da Copa Aldmar Pedroso de Tênis de Mesa de Palmas. A competição reuniu participantes de seis municípios da região.
O evento, no domingo (19), teve como palco o Ginásio de Esportes Monsenhor Engelberto. As partidas envolveram atletas de Palmas, Clevelândia, Francisco Beltrão, Coronel Vivida, Pato Branco e União da Vitória.
Antes do início, o homenageado Aldmar Osternack Pedroso fez um jogo de apresentação contra Odinei Farias. Ele agradeceu o reconheciento e disse que a competição é uma iniciativa que não deixa a modalidade ser esquecida. "Receber atletas de vários municípios mostra que este é um esporte com grande adesão”, destacou.
Na primeira etapa aconteceu a fase de grupos, seguindo com as partidas eliminatórias, oitavas, quartas e semifinais. Os finalistas fizeram jogos de altíssimo nível, prendendo a atenção da torcida que a cada jogada vibrava com o desempenho dos atletas.
Campeão
O atleta de Francisco Beltrão, Guilherme Yaguti, se sagrou campeão desta segunda etapa da Copa Admar Pedroso de Tênis de Mesa. “Quero agradecer a organização que, com grande esforço, fez um torneio muito receptível e agradável a todos os presentes, isso é o que realmente está faltando".
Yaguti destacou a mesa de frutas e água preparada pela organização, garantindo um excelente apoio para quem disputou o torneio. O atleta, de 18 anos, é estudante de Direito na Unioeste de Beltrão e natural de Cianorte. "Comecei a treinar desde os 11 anos por influência de amigos e escola", revelou.
A partir de então, disse, conseguiu se destacar no esporte e não largou mais a raquete e a bolinha. Na carreira, Yaguti já se sagrou vice-campeão dos Jogos Escolares do Paraná e representou o Estado em João Pessoa (PB), ficando com o segundo lugar por duplas.
A professora Luci Sales, Diretora de Esportes de União da Vitória, que participou com 13 atletas, enfatizou a importância da competição. “Importante porque? Porque o tênis de mesa contribui no desenvolvimento social e motor da criança e pode ser praticado durante toda a vida".
Ao final, União da Vitória conquistou dois segundo lugares. Ela ressaltou a iniciativa da administração. "Como é bom perceber que essa nova geração de políticos que acabaram de assumir o poder, como o Dr. Kosmos em Palmas, estão se preocupando com todo tipo de modalidade esportiva", concluiu.
A chefe de Divisão de Esportes de Palmas, Elisabete Dias, comemorou a presença de atletas de seis municípios. "Isto fortalece a competição para as edições futuras e reforça a necessidade da realização de eventos com modalidades variadas tendo em vista que esta diversidade esportiva já faz parte da nossa realidade”, concluiu.
Classificação
Categoria Sub 15 Feminino
1º Livia Dalla Vachia – Francisco Beltrão
2º Diane Hang – Francisco Beltrão
Categoria Sub 15 Masculino
1º Matheus Prestes – Francisco Beltrão
2º Gabriel Costa – União da Vitoria
Categoria Adulto Feminino
1º Leticia Dalla Vechia – Francisco Beltrão
2º Livia Dalla Vechia – Francisco Beltrão
Categoria Masculino Adulto
1º Guilherme Yaguti – Francisco Beltrão
2º Eliandro Gonçalves – União da Vitoria