Um grupo de estudantes do curso Técnico em Serviços Públicos do Instituto Federal do Paraná (IFPR), na modalidade EaD (Ensino a Distancia), conheceram esta semana o setor de Recursos Humanos (RH) da Prefeitura de Palmas. O encontro com os servidores faz parte do projeto "Inserção no Mundo do Trabalho: Relação teórico prática profissional do Curso Técnico em Serviços Públicos".

A iniciativa tem como meta proporcionar um contato direto com o mundo do trabalho na área de Serviços Públicos, destacou a professora Jussara Isabel Stockmanns, coordenadora do curso. O projeto, de acordo com ela, contempla ainda atividades como visitas técnicas, palestras, mesas redondas, observações e outros.

"Esta atividade buscou aproximar o aluno da realidade, mas também para ele ter uma compreensão macro dos objetivos, fluxos, da forma de arquivamento, da legislação, da modalidade de ingresso no serviço público do município e outros", disse Jussara. A turma foi dividida em dois grupos, o segundo irá conhecer o local em 10 de abril (segunda-feira).

Experiência
Ao final da visita, os estudantes disseram estar satisfeitos com a visita e por vivenciar um pouco da complexidade de como ser servidor de um órgão público. "E a importância de conhecer a legislação que ampara e das exigências do setor, as responsabilidades de um servidor público para atender a demanda do público, da sociedade”, explicou a professora.

Jussara disse que outras ações também estão sendo realizadas pelos estudantes como conhecer os processos de elaboração e execução dos planejamentos da administração pública e processos de prestação de contas do serviço público. A intenção é possibilitar a eles compreender os processos de execução de licitações, da organização de documentos e arquivos.

“Agradecemos muitíssimo ao prefeito, Dr. Kosmos Nicolaou e ao Julio Dresch do setor do RH, pela atenção e clareza das colocações, bem como toda a sua equipe. Também agradecemos ao Felipe Zanoello, do Departamento de Administração pela atenção e presteza", concluiu.

Antes de concluir a atividade, professora Jussara disse que o IFPR está a disposição da sociedade palmense e também da Administração Municipal.

Galeria de imagens