Já está concluída mais uma etapa das obras da estação e da rede coletora de esgoto dos bairros Cascatinha, Klubegi e Caldeiras, na região Sul de Palmas. A estrutura, com investimento aproximado de R$ 2,3 milhões, é resultado de uma parceria da Prefeitura com a Sanepar e a Fundação Nacional de Saneamento (FUNASA), informa o diretor de Urbanismo, Renato Vescovi.

A falta de uma rede captadora de esgoto era uma reivindicação antiga dos moradores da região, que registrou um aumento populacional considerável nos últimos anos. "A infraestrutura não atendia a demanda", explica o engenheiro da Prefeitura, Cristiano Sampaio. Com a etapa concluída, inúmeros transtornos como esgoto a céu aberto serão solucionados.

"Também vai ocorrer a eliminação das fossas, evitando assim a possibilidade de contaminação do lençol freático", disse. Sampaio explicou ainda que a obra cobre praticamente todas as ruas dos bairros citados e que a demora na execução ocorreu devido a posição geográfica do local, que fica na parte mais baixa de Palmas.

Daí a necessidade de construir uma estação de elevação, garantindo assim que os resíduos possam chegar ao destino final, a estação de tratamento de esgotos da Sanepar, instalada no bairro Santa Cruz, no lado oposto à obra.

De acordo com Renato Vescovi, a nova estação contempla um anseio antigo da população e vem de encontro aos anseios da administração Dr. Kosmos. Com a conclusão das obras, lembra o diretor do Departamento de Urbanismo, os moradores deverão fazer a ligação do esgoto residencial na rede de captação.