Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e moradores que vão ao posto de saúde do Eldorado, encontram uma equipe diferenciada de atendimento. As ajudantes da doutora Fernanda Marcondes, médica recém-contratada pela Prefeitura de Palmas, são crianças.
A explicação está em um projeto implantado pela médica, que consiste em ter como ajudante crianças do bairro. Doutora Fernanda lembra que tudo começou após ouvir uma garotina comentar sobre seu sonho de ser médica como ela. Então veio a ideia de convidar a Lara Vitória para ser sua assistente mirim, com o consentimento dos pais.
Todas as terças, a médica e Lara passaram a atender juntas, a médica realizando os procedimentos e a menina olhando tudo, desde que os pacientes estejam em pleno acordo. Nos casos reservados, a garotinha não participa. No entanto, ela orienta e auxilia na organização do atendimento, sob a orientação de um servidor adulto.
De acordo com doutora Fernanda, o projeto foi batizado de “O despertar de um sonho”, porque possibilita às crianças a participação no processo, mesmo que para elas seja apenas de forma lúdica.
"O fato de estar dentro do consultório e interagir com as pessoas faz com que elas percebam que seu sonho pode sim se tornar realidade e também para que o desejo não se perca por parecer ser algo distante da realidade delas”, explicou a médica.
A iniciativa deu tão certo que mais crianças vem aderindo a ideia e pedindo para participar. Hoje já são três participando. Lembrando que as mesmas não presenciam os procedimentos, apenas acompanham os atendimentos e interagem com os pacientes.