Na tarde desta sexta-feira(27) o diretor do departamento de Agricultura Edson Cassaniga, juntamente com o técnico de departamento Gabriel Anschau Araújo e o responsável técnico da APROPAL Dimorvan Santos
fizeram uma visita a propriedade do Sr. Vanderlei de Araújo, um dos produtores que fazem parte do Projeto Jovem Produtor que tem o apoio da fundação do Banco do Brasil.
Na oportunidade o diretor do departamento disse que a parceria já existente entre a administração e a associação se fortalecerá ainda mais, visando a inclusão de novos produtores e novos projetos que venham a contribuir para a potencialização da produção orgânica.
A APROPAL hoje conta com mais de 20 produtores associados que fazem parte do Projeto Jovem Produtor, sendo que as propriedades estão tanto no entorno da cidade como nas áreas rurais mais distantes como os assentamentos.
Para o técnico da Associação Dimorvan Santos, “a Associação está literalmente colhendo os frutos plantados, uma vez que no início desta semana a primeira carga foi feita para entrega em São Paulo.
Dimorvan também comentou sobre o projeto Juventude Rural que é fomentado pela Fundação Banco do Brasil/BNDS e os parceiros Prefeitura Municipal de Palmas através do departamento de Agricultura e Meio Ambiente, Emater, Procamp e Sebrae.
Este projeto teve início em fevereiro de 2016 e a construção das estufas iniciou em agosto de 2016, atualmente temos 25 estufas construídas e mais 10 a serem construídas, já foi encaminhado processo de certificação de 25 agricultores e da associação em parceria com o Sebrae, na semana do dia 06 à 10 de fevereiro será realizada a inspeção. O pico da colheita do tomate terá início em março à julho. O preço dos produtos orgânicos manteve-se instável ao contrário do tomate produzido de forma convencional, que hoje muitos agricultores não recebem nem o valore de R$ 0,50 (Cinquenta Centavos) o quilo. A perspectiva de colheita gira em torno de 60 mil quilos de tomates orgânicos, com expectativa de incremento na economia local de cerca de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), isto equivale que a cada real investido retorna dois reais a mais na economia, gerando ocupação e renda, em média para 50 pessoas. APROPAL está com uma expectativa muito boa de parceria com o setor público, já que ela busca a solução para um problema que entende-se ser de interesse direto do município, e o projeto finaliza no mês de julho”. Explicou Castelar Mulh e Dimorvan.

Galeria de imagens