Agora o município de Palmas-PR, passa a contar com uma Equipe Volante do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Os atendimentos começaram na semana passada e no dia 19 de outubro de 2016, foi realizada o primeiro encontro comunitário com os moradores do Bairro São Sebastião.
Composta por um assistente social, uma psicóloga e técnicos que trabalham com o Cadastro Único para Programas Sociais, a equipe volante do CRAS vai até as comunidades mais distantes definidas para a realização de atendimentos relativos à proteção social básica, como orientação e acompanhamento familiar; ações de prevenção de situações de risco social e violência; articulação e fortalecimento de grupos locais, encaminhamento a rede socioassistencial e setorial e demais atendimentos. A cada 30 dias, a equipe retorna até as localidades para dar continuidade ao projeto.
As comunidades foram escolhidas em função da distância do centro da cidade, onde estão localizados os CRAS (Alto da Glória e Santuário), ou em função do grau de vulnerabilidade identificado. Além da comunidade do bairro São Sebastião, onde se inclui a comunidade Quilombola, mais as seguintes comunidades serão atendidas pelo CRAS Volante: Assentamentos Paraíso do Sul, São Lourenço, Margem do Iratim, Recanto Bonito, Palmito, Terras Indígenas e Vilas Rurais.