No último dia 29 de abril o Ministério do Desenvolvimento Social, deu inicio as ações da atualização cadastral 2016, que inclui a Averiguação Cadastral e a Revisão cadastral. Em Palmas – PR, 2.184 famílias devem atualizar o cadastro único, sendo que 1.047 recebem o beneficio do programa Bolsa Família.
A averiguação cadastral consiste nas famílias que possuem inconsistências nos dados cadastrados, ou seja, informações contidas ali não batem com os outros cadastros do Governo Federal, já a Revisão cadastral são aquelas famílias que estão a mais 02 anos sem atualizar seu cadastro único na Assistência Social.
Em ambos os casos, devem procurar os locais de atendimento mais próximo de sua residência tais como os Centros de Referência da Assistência Social – CRAS do seu bairro ou ainda no próprio departamento de assistência social portando a documentação de todas as pessoas que residem no domicílio, tais como:
• CERTIDÃO DE NASCIMENTO;
• CARTEIRA DE IDENTIDADE;
• CPF;
• TITULO ELEITORAL;
• CARTEIRA DE TRABALHO;
• DECLARAÇÃO DE MATRICULA ESCOLAR DOS FILHOS;
• TALÃO DE LUZ;

COMO SABER QUEM PRECISA ATUALIZAR ?

As famílias estão sendo convocadas gradativamente pelo Governo Federal por meio de cartas entregues pelo correio. As que recebem o Bolsa Famílias também estão sendo comunicadas por meio de mensagens no comprovante de pagamento do beneficio.
Quem estiver na dúvida, pode ainda comparecer na assistência social do município e verificar a necessidade ou não de atualizar seu cadastro.
A novidade neste ano, é que também foram incluídas no processo de atualização cadastral as famílias beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica – TSEE e beneficiários do Beneficio de Prestação Continuada – BPC, sendo que estas famílias também serão convocadas por meio de cartas enviadas pelos correios.

E QUEM NÃO ATUALIZAR O CADASTRO?

Tanto os beneficiários do programa Bolsa Famílias como também os beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica que deixarem de atualizar o Cadastro Único no período previsto, terão seus benefícios cancelado pelo Gestor Federal. É valido ressaltar ainda, que as famílias que não possuem benefícios porém foram convocadas para atualizar seus dados, caso deixem cumprir, terão os cadastros excluídos da base do Cad_Único o que pode acarretar a perda de benefícios e impede a participação em diversos programa sociais, incluindo o Bolsa Família, a TSEE, as aposentadorias e pensões do regime facultativo de baixa renda do INSS(beneficio da “ Dona de Casa”), a isenção das taxas de concursos, as cotas nas universidades públicas federais(SISU), dentre outros.