“O bom leitor é a semente de um bom escritor”
Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como:celulares, computadores, videogames, tv, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar e a falta de incentivo tem ocasionado pouco interesse para com a leitura.Por consequência observamos dificuldades marcantes na escola: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldades de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.
A Prática da Leitura em Sala de Aula, ou até mesmo em rodas de leitura, tem se mostrado escassa em alguns momentos. Um fato que comprova isto é quando os alunos que dominam um determinado assunto, uma determinada matéria, mas na hora de fazer testes eles não conseguem se sair bem, acredita-se que seja pelo fato de não compreenderem os enunciados das questões.
Os professores compreendem a função da leitura em suas diferentes modalidades: leitura pelo professor, leitura pelo aluno, leitura compartilhada, leitura para apresentar aos outros. Ler e apreciar um texto, atribuir sentido a ele, reler, comentar, comparar com outras leituras, ouvir o que dizem outras pessoas sobre o mesmo texto e ampliar seu olhar são ações que a escola pode desenvolver com os alunos em diferentes faixas etárias.
A leitura em Sala de Aula e o estimulo e compreensão da leitura em qualquer momento do dia, é o maior aliado na resolução deste problema, isto, não apenas em LÃngua Portuguesa, mas também em outras matérias, já que para se resolver uma atividade é necessário ler o enunciado, interpretá-lo, e assim fazer cálculos e aplicar os conhecimentos.
Buscando sanar essas dificuldades e despertar desde cedo o interesse e o gosto pela leitura, a Escola Senhorinha Miranda Mendes conta com espaços diferenciados desenvolvidos pelas professoras em cada sala de aula, organizados para que os alunos possam estar em contato diário com livros de diversos gêneros, os“Cantinhos da Leitura”.
Os alunos possuem a carteirinha da biblioteca fazendo empréstimos semanais, levando os livros escolhidos para casa, onde podem fazer leitura incentivada e auxiliada também pela famÃlia.
Desta forma, buscamos firmar uma parceria: escola e famÃlia, com o objetivo de incentivar e aumentar o potencial cognitivo e criativo do aluno, evidenciando o enriquecimento na produção textual bem como o desenvolvimento das habilidades linguÃsticas de opinar, escutar, criticar, argumentar, ler e escrever, tornando-os bons leitores e consequentemente bons escritores.