No ultimo mês, em novembro, o município de Palmas-PR, intensificou ações voltadas a CAMPANHA MUNDIAL DE COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES. O mês foi oportuno para as equipes de referencia dos equipamentos da Assistência Social realizar ações informativas alusivas a não violência contra a mulher, em diversos espaços públicos e privados do município. Dentre os espaços privados se destacam a cooperação das empresas SUDATI e PANEMAX em permitir atividades com seus funcionários.
Em Novembro, o dia 25 relembra o ano de 1960, data que ficou conhecida mundialmente por conta do maior ato de violência cometida contra mulheres. As irmãs Dominicanas Pátria, Minerva, e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, que lutavam por soluções para problemas sociais de seu país foram perseguidas, diversas vezes presas até serem brutalmente assassinadas. A partir daí, 25 de novembro passa a ser uma data de grande importância, principalmente para aquelas que sofrem ou já sofreram violência.
A importância da veiculação de campanhas informativas se da devido ao fato de que, na visão da diretora do Depto de Assistência Social, Antonia Terezinha Andrade Faber, a “Violência ocorre nos espaços públicos e privados, e não é só agressão física, é também psicológica, financeira e moral, e estes eventos de intensificação anuais, têm como foco extinguir com a violência que destrói a vida de mulheres, considerado um dos grandes desafios na área dos direitos humanos”.
A violência contra a mulher passa a ser um problema mundial que não distingue cor, classe social nem raça: é injustificável! Essa Campanha tem como objetivos chamar a atenção sobre índices e ausência de registros; estimular a informação e a necessidade de denunciar, e atuar contra a impunidade.
No presente ano, o município ampliou o debate sobre a necessidade de proteção, igualdade e garantia de direitos as mulheres, observando-se a realização da 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, onde foram levantadas diversas propostas para este fim, bem como melhoria do atendimento nos equipamentos de assistência social, e inicio do Serviço de Educação e Responsabilização de Homens Autores de Violência Doméstica Contra Mulheres, sendo uma parceria entre Ministério Público, Poder Judiciário, Poder Executivo, Entidades não governamentais, Instituições de Ensino Superior e Sociedade Civil;
Essa luta é nossa e de todos que se comprometem pela defesa Direitos Humanos. Para Denuncias ligue 180 ou 3262-2629 (CREAS).

Galeria de imagens