Cidade Digital é um termo utilizado para municipalidades que executam iniciativas que visem diminuir as distâncias entre cidadãos, governos e instituições através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Uma Cidade Digital tem por principio a aplicação das TICs, buscando benefÃcios para a gestão do municÃpio e atendimento ao cidadão – desde ações de democratização do acesso à internet até os mais modernos sistemas de gerenciamento de dados. Por ser um conceito amplo, uma cidade digital é um municÃpio inserido na moderna sociedade da informação, possibilitando aos seus cidadãos ferramentas digitais como extensão natural de seu modo de vida.
O 3º Congresso Paranaense de Cidades Digitais trouxe para o centro da discussão o uso da internet e tecnologias educacionais que possam aprimorar o ensino no paÃs. Painéis, discussões e iniciativas com objetivo de estruturar e inserir a tecnologia no contexto escolar, transpondo o papel do professor para condutor de um novo método de ensino e não mais uma fonte única de conhecimento.
O diretor da RCD, José Marinho, explicou que durante os dois dias de Congresso, além do foco na educação, os gestores tiveram acesso a soluções e uso das TIC nas demais áreas de interesse das Prefeituras. “No evento serão apresentados modelos e como diversos municÃpios têm dado mais eficiência. É um espaço para troca de conhecimentos e experiências importante para o inÃcio ou aprimoramento das cidades digitais e inteligentes”, observa Marinho.
O Assessor de Comunicação da Administração Municipal de Palmas, Jailson Oliveira representou o prefeito Hilário Andraschko no evento que contou com a presença de prefeitos, secretários, participantes da área de comunicação e educação de todo o Brasil, destacando a importância “A preocupação do prefeito Hilário com a ampliação tecnológica de nosso municÃpio demonstra-se nos investimentos importantes na área do programa Cidade Digital, relevando a importância do vereador Marquinhos Gomes, que já atuou na área de comunicação da Prefeitura e como legislador buscou incansavelmente para que Palmas fosse um dos municÃpios brasileiros a receber investimentos através da fibra ótica, da mesma forma o responsável pelo setor de informática, Valdecir Detoni Júnior que esteve sempre junto na formação desse investimento”.
O secretário de Inclusão Digital, do Ministério das Comunicações, Jefferson DÂ’Avila de Oliveira, destacou que as emendas parlamentares podem ser utilizadas para a implantação de projetos na área e um esforço polÃtico vem acontecendo para isso “Aonde tivermos uma comunidade conectada teremos melhores Ãndices. Um anel óptico proporciona mais desenvolvimento do que uma estrada ou uma ponte. A conectividade é imprescindÃvel nessa relação socioeconômica e na área da educação”, disse o secretário, que apresentou aos gestores as ações em andamento e em conversa com o assessor Jailson Oliveira destacou que Palmas está no caminho certo “o municÃpio de Palmas está caminhando junto com a tecnologia, investimentos importantes que certamente trarão resultados amplos e significativos, para isso coloco-me à disposição para a ampliação de conversas e possibilidades de auxilio por parte do Governo Federal”.