A Divisão de Esportes da Administração Municipal de Palmas realizou na última semana a I Copa Aldmar Pedroso de Tênis de Mesa, evento que inicia uma nova fase no esporte, face o incentivo e a proposta de visualização fornecida através da competição.
Na oportunidade a presença de inúmeros adeptos ao esporte acompanharam a abertura oficial, proferida pela professora Elisabete Dias Machado, chefe da divisão.
Como não poderia ser diferente, o jogo inicial entre “Cacique” e Vanderlei Dalavechia, também praticante do Tênis de Mesa.

ALDMAR OSTERNACK PEDROSO

Aos 10 anos, no ano de 1954, Aldmar iniciou sua paixão pelo esporte, em especial o tênis de mesa (na fazenda ainda ping-pong). Seu pai, Osmar Pedroso, que também era um jogador, estimulou seus filhos mesmo residindo em uma fazenda na cidade de Arapoti/PR, ao comprar uma mesa para a prática pessoal e dos seus filhos (Lourdes, Aldmar e Maria Helena). Conta-se que os 03 filhos e alguns amigos de infância jogavam o “ping-pong” o dia todo. Sua Irmã (Maria Helena) é ainda hoje uma jogadora veterana de tênis de mesa na cidade de Sinop/MT. Enfim, foi e é uma paixão de toda a família.
Em 1957, ao ir estudar na cidade de Ponta Grossa/PR, Aldmar pôde aperfeiçoar o seu jogo. Destacou-se participando dos Jogos da Primavera na cidade de União da Vitória jogando pelo Colégio Regente Feijó de Ponta Grossa, onde foi campeão aos 14 anos de idade. Após a conquista foi convidado a fazer parte da seleção do município de Ponta Grossa.
Representando o município de Ponta Grossa, participou inúmeras vezes dos Jogos Abertos do Paraná e competições fora do estado do Paraná. Aldmar tem orgulho em falar que teve a oportunidade de conhecer e jogar com Ubiraci da Costa (Biriba) que no final da década de 1950 e inicio da década de 1960 foi à maior revelação do tênis de mesa mundial, vencendo os japoneses que na época eram quase invencíveis. Aldmar por mais duas vezes teve o privilegio de enfrentar “Biriba”, porém, infelizmente a vitória não veio.
Aldmar fez parte da equipe de tênis de mesa da Faculdade Estadual de Farmácia e Odontologia (Ponta Grossa) tendo inúmeras conquistas tanto individual, quanto em equipe.
Em 1969 veio residir na cidade de Palmas/PR, onde passou a ser conhecido pela alcunha “CACIQUE”, tendo a oportunidade de expandir seu amor pelo esporte. Além da sua paixão pelo tênis de mesa, Cacique praticou as modalidades de Basquetebol, Handebol, Futebol de Campo, Futebol de Salão por times de saudosa memória (Terça - Clube, Cruzeiro, Traguinho, entre outros). Foi um dos fundadores do Terça - Clube e por quatro vezes presidente do Clube União Recreativo Palmense, onde sempre estimulou a sua paixão maior, o tênis de mesa. Nos últimos anos Aldmar representou o município de Palmas nos JAMSOP´S (Jogos Abertos do Sudoeste do Paraná).
Por fim, voltando ao seu primeiro esporte que lhe proporcionou inúmeras alegrias, o tênis de mesa, ainda hoje se dedica em cada partida como se fosse à primeira vez, como se estivesse lá nos seus 10 anos. Ressalte-se ainda ter sido sempre um estimulador da prática do tênis de mesa nos colégios e clubes da cidade de Palmas/PR. Enfim um exemplo para os jovens a ser seguido de amor ao esporte, em especial ao tênis de mesa.

Galeria de imagens